Seguidores

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ANTÔNIO AMAURY MERECE RESPEITO!

por Kydelmir Dantas
Kydelmir Dantas - Prof. Pereira - Dr. Honório de Medeiros

Junto à notícia do lançamento do filme/documentário sobre ‘Os últimos Cangaceiros’, o jornal Diário do Nordeste, datado de 30 de julho p.p., atribui uma infeliz colocação ao respeitado pesquisador e escritor Antônio Amaury Correia de Araújo... A falsa afirmação de que ‘Lampião era homossexual’. Menos a verdade!

É muito comum os erros em reportagens sobre o Cangaço, conforme cita nosso amigo Kiko Monteiro no seu blog ‘Lampião Aceso’: “Reparem quanto é recorrente, parece regra, a lamentável falta de cuidado da imprensa quando quer tratar de ‘cangaço’. Troca-se Sergipe por Alagoas, Maria por Inacinha, 28 por 27, que o penúltimo era o último...”

Dr. Antônio Amaury e pesquisador Kiko Monteiro

Desde há um bom tempo que os jornais, escritos ou televisados, vêm matando ‘o último cangaceiro de Lampião’. A partir de 1994, todos os remanescentes que vem a óbito são grafados como ‘o último’... Foi assim com Dadá, Sila, Durvinha, Moreno e o mais recente, Candeeiro. Não conhecendo a história, muitos jornalistas passam informações erradas. Ainda há remanescentes vivos, mesmo em idade avançada, e mesmo lúcidos. Não só ex-cangaceiro(a)s, mas ex-volantes e coiteiros, que preferem não falar dos tempos idos nas caatingas do sertanejas. Respeitamos, pois, suas privacidades.

Até em livros aparecem informações trocadas, erros e equívocos sobre a história e a geografia do Nordeste, acreditem! Em dois livros ‘paradidáticos’ há erros incríveis; num deles, ‘Cangaço’ do Antonio Carlos Olivieri, publicado pela editora Ática, cita que no ataque a Mossoró, em 13 de junho de 1927, morreram seis (6) cangaceiros; no outro ‘Cangaço - Por dentro da História’ dos autores Júlio Emílio Braz e Wanderley Loconte, publicado pela editora Saraiva, situa o Raso da Catarina no sertão pernambucano, isto citando apenas dois exemplos. Há outros em que fotos de cangaceiros ou cangaceiras, devidamente reconhecidos, são identificados com outros nomes; sendo um casal, é  como se fossem sempre Lampião e Maria Bonita.

Lampião e Maria Bonita - acervo ABA Filmes

Voltemos ao princípio... Reconhecendo o Doutor Antônio Amaury, como um dos maiores pesquisadores do tema Cangaço, no mundo, seria de bom alvitre que o famoso diário fizesse sua correção em página completa, como foi feita a matéria, porque, em se tratando de jornais, as correções são colocadas em local de pouca visibilidade no ‘espaço do leitor’. E nosso Mestre merece esta consideração.

Mossoró – RN, 05 de agosto de 2013.

(*) Pesquisador e poeta, de Nova Floresta-PB, radicado em Mossoró-RN. Sócio do ICOP e da SBEC.

http://blog do mendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário