Seguidores

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Missão Velha o Portal do Cariri e o resgate histórico no quarto dia de Cariri Cangaço

 
Matriz de Missão Velho

O dia 20 de setembro prometia; logo as nove da manhã nosso compromisso era com o município de Missão Velha, portal do cariri e que recebia a caravana Cariri Cangaço para o inicio do quarto dia de programação. A visita à casa do Cel. Izaias Arruda, no centro de Missão Velha foi marcada pela forte emoção; dona Orlandina, sua filha, retornava a lendária casa da família após mais de 80 anos; "é uma emoção sem tamanho para todos nós da família" ressalta Onilda Figueiredo, neta do Cel. Izaias Arruda e que veio de São Paulo participar da homenagem do Cariri Cangaço e de Missão Velha a seu avô. Os convidados foram recepcionados pelo Prefeito Tardini Roberto, pelo presidente da Câmara Municipal Cícero Macedo, Secretário de Cultura George Saraiva, dentre outras autoridades da região.

Visita da caravana Cariri Cangaço à casa de Izaias Arruda
 

Com o Salão Nobre da Prefeitura Municipal, lotado; Missão Velha acolheu o segundo momento daquela manhã. Com a presença de mais de 20 familiares do Cel. Izaias Arruda, foi realizada em ato solene a aposição da foto do coronel na galeria de ex-prefeitos do município. Izaias Arruda foi o primeiro prefeito eleito de Missão Velha na década de vinte do século passado. Na oportunidade o Prefeito Tardini Roberto ressaltou "o resgate histórico que a prefeitura de Missão Velha e o Cariri Cangaço estamos perpetrando neste momento junto a memória de Izaias Arruda".


 
Cel Izaias Arruda
 
 Autoridades e o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo na homenagem a Izaias

Da prefeitura, os convidados do Cariri Cangaço partiram para o distrito de Jamacaru, encravado na majestosa Chapada do Araripe, terras do não menos emblemático Cel. Santana, da Serra do Mato e da Gameleira de São Sebastião. Ali na escola Padre Amorim se deu a Conferência com o tema: Izaias Arruda o coronel menino, com o pesquisador e escritor João Tavares Calixto Junior. Na oportunidade a Curadoria do Cariri Cangaço prestou homenagens a personalidades do município e empossou como o mais novo membro do Cariri Cangaço o jovem Guilherme André, de apenas 11 anos de idade. Para Manoel Severo "Esta homenagem a Guilherme simboliza todo o nosso apreço e zelo com a formação de nossas crianças e jovens, esse compromisso é muito claro para nós que fazemos o Cariri Cangaço e Guilherme como outras crianças de sua idade, já possui o talento nato dos apaixonados pelas coisas do sertão".

João Tavares Calixto Junior e a Conferência sobre Izaias Arruda
Calixto Junior e Dona Orlandina
Prefeito Tardini Roberto e os agradecimentos ao Cariri Cangaço

Para João Bosco André, pesquisador e memorialista, vice-presidente do GECC e Conselheiro Cariri Cangaço “Só o Cariri Cangaço podia nos proporcionar um dia tão cheio de alegria e de civismo. O prefeito Tardini está vivamente impressionado com o poder de mobilização do Cariri Cangaço de reunir tanta gente ilustre em nossa Missão Velha" e completa: " Os familiares do cel. Izaias Arruda e especialmente dona Orlandina serão eternamente gratos a todos do Cariri Cangaço por tudo que aconteceu aqui nesta manhã".  Ao final da programação a Caravana Cariri Cangaço foi recepcionada para almoço em fazenda do ex-prefeito da cidade Rodrigues Roberto, na Chapada do Araripe.

Cariri Cangaço 2013

20 de Setembro

Missão Velha, Ceará

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário