Seguidores

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Lampião e outras histórias - Fugas de bandoleiros

Por Doizinho Quental



Depois da sangrenta batalha de Serrote Preto PE, diversos bandoleiros arribaram do bando de Lampião, não suportando os truculentos embates. 

Dentre os que fugiram estão: Beija-Flor , Gavião e Zabelê, presos em Boa Vista do Cabrobó, as margens do rio São Francisco, Quixabera e Capuxu, capturados em Rio Branco (Arcoverde). 

Facilitando as perseguições 

Somente em 1932, no governo de Getúlio Vargas, os governadores resolveram construir estradas para facilitar a perseguição dos bandoleiros.

As volantes, até então, perseguiam os cangaceiros, como o valente vaqueiro do sertão, nas quebradas. Como é sabido, os cangaceiros conheciam estas regiões como a palma da mão. Com exceção de alguns mestres das caatingas, como: Manuel Neto, Arlindo Rocha, Odilon Flor e alguns outros nascidos e criados no sertão, os demais participantes das volantes achavam a empreitada bastante difícil. Portanto, foi de uma utilidade imensa a construção da Rodovia Central de Pernambuco, BR – 232 antigamente, BR-25, construída no ano de 1932, de Caruaru a Salgueiro, mas, por esse tempo, Lampião já havia ido dançar mulher rendeira na Bahia.

www.kantabrasil.com.br/Lampiao.../Lampião%20e%20outras%20Históri...‎

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário