Seguidores

domingo, 30 de março de 2014

O CANGAÇO - UM ASSUNTO POLÊMICO.- SUPOSTO FILHO DE LAMPIÃO

Por João de Sousa Lima

Vasculhando as fontes que trazem alguma ligação com o cangaço, acabo de descobrir outro filho de Lampião, na cidade de Chorrochó, Bahia. Ele é família dos famosos "Engrácias", as primeiras pessoas que mantiveram contato com Lampião quando ele entrou no Estado da Bahia, tendo vários membros dessa família seguido os cangaceiros.

Alguns se tornaram famosos, como: Cirilo de Engrácia, Antônio de Engrácia, Zé Sereno, Zé Baiano, Arvoredo e Corisco.

Da família dos "Engrácias" um dos grandes coiteiros de Lampião nessa região foi João Ramos de Souza, conhecido por todos como Joãozinho. Entre as filhas desse coiteiro Lampião se engraçou da jovem Helena e com ela teve um caso, poucos dias depois a menina-moça apareceu grávida e o Rei do Cangaço para resguardar a honra da jovem e não desmoralizar a família que tanto lhe dava guarida, tomou uma rápida e sábia decisão: Pagou uma alta quantia a um rapaz, Simão Alves dos Santos, para que ele casasse com Helena e assumisse a paternidade do filho do cangaceiro. 


Simão topou o acordo e assim foi feito, nascendo a criança no dia 13 de agosto de 1930, sendo batizada com o nome de José Alves dos Santos. O parto foi realizado por dona Lídia, mãe do cangaceiro Zé Sereno. Durante muito tempo as conversas sobre esse caso foram mantidas em segredo, temendo a população que Lampião fosse sabedor que a conversa havia se espalhado.

Quando Lampião morreu e o cangaço se extinguiu as brincadeiras começaram a surgir, e os amigos de José Alves sempre o perturbavam relacionando-o como filho de Lampião. Os comentários tornaram-se frequentes, e as pessoas de mais idade sempre tocavam no assunto. 

José Alves dos Santos ainda encontra-se vivo e residindo em Chorrochó, nas mesmas terras onde seus pais o criaram, estive recentemente com ele onde realizei extensa entrevista e ele concordou em fazer um exame de DNA, para realmente comprovar o que os fatos indicam. 

Os testes estão em andamento e só o tempo dirá se ele é realmente mais um filho gerado nas caatingas do Sertão Nordestino, mais um rebento descendente de Lampião, mais um fruto evidenciado de um farto capítulo da nossa história recente, a história do Cangaço, capítulo ainda tão latente, tão presente nos carrascais do nosso povo do Sertão.

João de Sousa Lima é escritor e pesquisador do cangaço.

Página facebook- Geraldo Júnior

Solicitação:

Escritor João de Sousa Lima:

Nós, leitores do cangaço solicitamos do pesquisador informações sobre o resultado dos exames de "DNA" do José Alves dos Santos, suposto filho de Lampião com a Helena.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo19:58:00

    Exatamente caro Mendes e escritor João de Sousa Lima, com esta recente informação, só mesmo o DNA poderá elucidar a dúvida, se José Alves dos Santos é mesmo, filho do rei do cangaço.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir