Seguidores

sábado, 17 de maio de 2014

O Museu do Sertão

Por José Mendes Pereira
Proprietário do Museu - Professor Benedito Vasconcelos Mendes

Terça-feira, desta semana, fui convidado pelo pesquisador do cangaço, Professor Pereira, lá da cidade de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, para marcar presença, ontem (16) às 4:00hs da tarde, no "Museu do Sertão", criado pelo professor Benedito Mendes Vasconcelos.

Professor Pereira e sua esposa dona Fátima
jaldesmar-costa.blogspot.com

Mesmo sendo mossoroense eu apenas ouvia falar sobre este "Museu Histórico" (particular), e algumas vezes, fui convidado pelo poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueana, o Kydelmir Dantas, mas nunca eu estava pronto para tal visita.


Cheguei lá um pouquinho antes da chegada do Professor Pereira e sua esposa, ambos chegaram acompanhados do proprietário do "Museu" Professor Benedito Vasconcelos Mendes. 

Museu do Sertão conta a história do homem no semiárido com seus instrumentos de trabalho - desimbloglio.blogspot.com
oestenews-cultura.blogspot.com

O Museu fica localizado distante da cidade de Mossoró 5km, na estrada que segue para Alagoinha, município de Mossoró, e em companhia do Professor Pereira, sua esposa dona Fátima, meu cunhado Manoel Pereira (Nezinho), mais o proprietário professor Benedito Vasconcelos passamos o resto da tarde percorrendo os grandes galpões, os quais guardam as peças históricas adquiridas com os recursos próprios  do fundador. E veja que outros galpões, nós não os visitamos, por falta de tempo. 

professor-alanmartins.blogspot.com
noticiasdevenhavereregiao.blogspot.com

Você que sempre visita esta cidade, um dia, procura conhecer o "Museu do Sertão" do professor Benedito Vasconcelos Mendes, que com certeza, você verá peças antigas que nunca seus olhos viram em lugar nenhum.

genildomiranda.blogspot.com
desimbloglio.blogspot.com

Tem peças que foram usadas pelos índios da região, como urupemas, esteiras, flechas, enormes parafusos feitos de madeira, máquinas gráficas, fósseis de animais, carroças antigas, alambiques, peças que fabricavam rapadura, bulandeiras, máquinas de costura secular, balanças, máquinas de escrever (antigas), ancoretas, roladeiras (que segundo o professor Benedito Vasconcelos Mendes, uma criação mossoroense), serrotes com dois cabos, prensas, enormes tachos para a fabricação de queijo, canoas construídas pelos índios... Seus olhos irão ver o que ainda não viram. 

professor-alanmartins.blogspot.com
icapuidetradicoes.blogspot.com

Você que nasceu em Mossoró também precisa visitar este enorme e valioso acervo para a cultura. O acervo ocupa uma área de 14 hectares de terra. 

www.caldeiraodochico.com.br
www.ricardobanana.com

Você será bem recebido, e o professor Benedito Vasconcelos lhe acompanhará durante toda visita ao Museu, explicando a finalidade de cada peça, e pense numa pessoa popular.

desimbloglio.blogspot.com
www.matraqueando.com.br

O "Museu do Sertão" também tem enormes estátuas das nossas personalidades: O Beato Lourenço, Padre Cícero, Patativa do Assaré, Zumbi dos Palmares, Frei Damião, Lampião e outras e outras personalidades do nosso Nordeste Brasileiro. O Museu é fantástico.

desimbloglio.blogspot.com
blogdeluizrocha.blogspot.com

Ao visitá-lo, você não se arrependerá de jeito nenhum. Ao contrário. Voltará outras vezes e será acompanhado de amigos e amigas. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo11:29:00

    Mendes amigo, pelo que estou lendo e observando as ilustrações, o Professor Benedito Mendes Vasconcelos tem um refinado gosto pela arte e pela preservação das coisas da História. Só posso dizer: Parabéns Professor Benedito pela sua dedicação na conservação da História desse nosso querido Nordeste.
    Também gostaria de saber Mendes, se o MENDES do PROFESSOR, pertence ao MENDES de sua família.
    E, para você Pesquisador Mendes, que demorou em conhecer o referido Museu, os meus parabéns pela visita, ainda que tardiamente.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Grande Antonio de Oliveira;

    O professor Benedito Mendes Vasconcelos tem panos para as mangas. Eu só tenho os braços. Ele não é da minha família, aliás, eu não sou da sua família. Ele é rico, e para você ver, estudou com o cantor Belchior. Grande amigo dele, segundo ele nos falou ontem, no momento em que nós visitávamos o seu Museu. O professor só pode ter muitos recursos.
    Para manter um museu daquele, só pode ter as mangas largas. Eu o conheci pessoalmente ontem. É rico, tem postura de rico, mas é um homem simples. Atencioso a todo o momento. pela foto você ver que o homem usa a humildade.
    Aqui na mesma rua que eu moro tem um outro José Mendes. Só que este é rico, dono de uma rede de postos de gasolina em Mossoró e Natal. O certo é que, quando alguém pergunta aonde mora José Mendes, às vezes, eu, às vezes, ele, os informantes perguntam logo a quem procura o José Mendes: “-É o José Mendes rico, ou o José Mendes Pobre?”

    Felicidade e paz.
    José Mendes Pereira
    Mossoró, terra de Santa Luzia
    Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:26:00

    É verdade Mendes, para manter um museu desse porte, é necessário ter "panos pra manga". Achei interessantíssimo a obra do Professor Benedito Mendes, implantado nas Terras de Mossoró.
    Agradecido pela resposta.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir