Seguidores

terça-feira, 12 de agosto de 2014

JOÃO FERREIRA, IRMÃO DE LAMPIÃO.

Por José Mendes Pereira
Foto de Virgulino Ferreira DA Silva - facebook

Este é o João Ferreira dos Santos, irmão dos cangaceiros Lampião, Livino, Antonino e Ezequiel Ferreira. Além dele, Lampião tinha quatro irmãos homens cangaceiros, mas o João Ferreira dos Santos não quis entrar para o cangaço. 

Mesmo não tendo vestido as roupas coloridas e enfeitadas do cangaço, João Ferreira dos Santos foi preso e maltratado pelos policias que perseguiam os seus irmãos. Ele era o 4º filho homem do casal José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena da Purificação.

 Antonio Ferreira da Silva - Segundo informação do pesquisador Rubens Antonio, Antonio Ferreira da Silva era mais perverso do que o próprio Lampião - Fonte: cangaconabahia.blogspot.com

Segundo os historiadores e pesquisadores Antonio Ferreira da Silva era o filho mais velho do casal, mas ele não era filho de José Ferreira da Silva. 

Quando José Ferreira casou com Dona Maria, ela já era mãe de Antonio, filho de um fazendeiro lá de Serra Talhada. A terra em que o casal e os filhos moravam foi doada pelo próprio fazendeiro, como se fosse uma indenização à dona Maria Sulena da Purificação.

Pela foto, nota-se que João Ferreira dos Santos (não sei o porquê dele assinar o seu nome com Santos) não foi cangaceiro, mas o seu olhar era perigoso, carrancudo...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo10:34:00

    Segundo os historiadores do cangaço, o próprio Virgolino pediu que seu irmão João não ingressasse no cangaço, a fim de cuidar dos demais irmãos, logo que seus pais já haviam morrido.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:10:00

    Dizem que o João Ferreira era um homem muito sério e direito. Agora, olhando para a foto, BOTE CARRANCUDO NISSO MENDES!
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir