Seguidores

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O CANGAÇO TÚNEL DO TEMPO -

Fonte principal: Livro "NAS QUEBRADAS DO SERTÃO"

O jornal "A Noite" em 01 de Fevereiro de 1937 trazia a seguinte matéria: Iam ser liquidados -  Escoteiros venezuelanos nas garras de "Lampeão". Salvos pela amante do terrível cangaceiro.
Vejam a reportagem...

Fala "a noite" o prisioneiro de Lampeão.

Um capitão de escoteiros que não é comunnista, para a polícia não tem interesse. Mas um capitão de escoteiros que já esteve nas garras de Lampeão, é um personagem importante.

Trouxemol-o á nossa redacção. Mostramos a André Zambrano que "A NOITE" no dia 10 de dezembro último, noticiara a odysseia de sua caravana, assaltada pelos ferozes bandoleiros e salva de um trucidamento summário graças a interferência da amante do "Rei do Cangaço".

O joven capitão começa então a relatar-nos, os piores quartos de horas em que passou em toda sua vida de andarilho:

- Partindo de Caracas em dezembro de 1934 a nossa caravana varou todos os estados do nordeste brasileiro sem deparar com nenhum obstáculo digno de nota. Reparamos, sim, que em todas as cidades, porque passamos, desde o Amazonas até as fronteiras da Bahia, só nos ameaçavam com um nome - "LAMPEÃO" - Só nos atemorizaram com uma calamidade - as façanhas do seu bando.

Suppondo tratar-se de uma superstição, nunca fizemos caso do que nos diziam. Assim embrenhamo-nos pelo Sertão Bahiano. A 14 léguas da localidade de Água Bella, fatigados, paramos embaixo de uma árvore. Bebíamos água e comíamos bananas, quando fomos assaltados por um bando de cangaceiros armados de fuzis e facas. Apearam dos cavallos e apontandos as armas ordenaram:

"TOCA NEGRADA, LEVANTA. VAMOS AO CHEFE".

O chefe, adivinhamos logo, era o tal Lampeão.

FRENTE A FRENTE COM O REI DO CANGAÇO

O rei Lampião e o cangaceiro Juriti

Lampeão recebeu-nos deitado numa caatinga a embalançar-se numa rede amarella e vermelha. Óculos de ouro, cego do olho "esquerdo", os dedos cobertos de brilhantes. Estendido sobre o corpo um fuzil cravejado de Libras canadenses.

- "Tratem logo de dizer quem são vocês", murmurou entre os dentes.

Respondi na minha língua. "Lampeão" não gostou. Deu um pulo da rede e gritou para o bando:

- Levem-nos daqui (e disse um insulto). Vocês são é policia paulista. Morrerão todos amanhã! Vocês já mataram quatro Tenentes meus; cada Tenente meu, vale cem de vocês, logo são quatrocentos que eu tenho que vingar.

E, voltando-se para um dos cangaceiros:

- "Passa a revista".

Fomos então despojados de tudo que trazíamos, inclusive 4:500$ em dinheiro. Em seguida despiram-nos as fardas e deixando-nos de cuecas, amarrados com cipó nuns troncos de pau. Apertou a fome. Pedimos comida: deram-nos café com sal. Depois água com pimenta. Como esboçássemos um gesto de recusa, "Lampeão" bradou:

- "Ou bebem ou parto a testa de vocês a bala. Aqui tenho a minha lei.

E apontando a Parabellum (Pistola) para o céo, deu no gatilho.

SALVOS!

Á meia-noite, quinze dos bandoleiros vieram ao nosso encontro. Dentre elles, uma jovem, typo de cabocla, alta, esbelta, trajando camisa branca, culote e perneiras, tudo cravejado de jóias. Na cintura um punhal.


Indagou dos cangaceiros o que pretendiam fazer comnosco.

- Liquidal-os, responderam.

A cabocla que, pela conversa della, vim a saber ser a amante de "Lampeão" e se chamar Maria, approximou-se então de mim e, num gesto esquisito, sacudindo-me o queixo com os dedos, disse:

- Não se assuste, não lhe faremos mal. Você é bonitinho, rapaz...

E deixando nos estupefactos, afastou-se dengosa, seguida de todo o bando. Sei dizer que, dez minutos depois, voltaram, devolveram-me os mapas, desamarraram-nos e nos mandaram embora.

Dando-nos antes, em cada um de nós... um SHOOT (Chute).

NAS QUEBRADAS DO SERTÃO...

Obs: O texto foi reproduzido acompanhando a ortografia da época.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Grande Geraldo Júnior, uma excelente matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo José Mendes.

      Estamos sempre em busca de fatos e acontecimentos que possam contribuir com a fantástica história do cangaço e quero aproveitar para parabenizá-lo pelo excelente trabalho que executa a frente do Blog Mendes e Mendes.

      Meus agradecimentos.

      Excluir
  2. Anônimo19:03:00

    Mendes amigo, você tem excelentes colaboradores em seu blog. E isso ajuda a fortalecer a saga do cangaço e de outras histórias do nosso Nordeste. Parabéns pelas publicações, tanto quanto pelos companheiros que lhe enviam matérias.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir