Seguidores

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

“SABONETE": O SECRETÁRIO DE MARIA BONITA.


“SABONETE": O SECRETÁRIO PARTICULAR DA RAINHA DO CANGAÇO MARIA BONITA.

"Maria Bonita vivia com algumas regalias no cangaço. Para tanto, possuía o que chamamos de "secretário", o qual tinha a função de prestar-lhe auxílio em algumas tarefas. Na foto, acima, o cangaceiro "SABONETE", segura as 07 correntes de ouro, para que Maria enfeite o pescoço. Fonte: facebook - Página: Voltaseca Volta".

José Mendes Pereira Mendes disse: - Nesta foto a gente percebe que Maria Bonita ainda era muito jovem. Talvez não era, mas aparenta uma mocinha ainda muito de pouca idade. Mas como a maioria das fotos foi feita por Benjamim Abraão, é possível que apenas pareça ser jovem.

Ela merecia mesmo um secretário ao seu redor, já que era a rainha do homem mais forte e poderoso do nordeste brasileiro. Ninguém foi tão valente quando o rei do cangaço, que frente a frente, nenhum homem conseguiu levá-lo à cova. Se não tivessem feito tocaias, Lampião teria vivido os 50, 60 ... anos nas caatingas nordestinas. 


Segundo o escritor Alcino Alves Costa em seu livro: "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistério s de Angico", o cangaceiro Sabonete era irmão do cangaceiro Borboleta. Este último entregou-se às autoridades de Jeremoabo, juntamente com o cangaceiro Jurity e sua companheira Maria.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário