Seguidores

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Os velhos professores de Mossoró III - 01 de Setembro de 2014

Por Geraldo Maia do Nascimento 

A terceira fase desse estudo se refere a novas perspectivas do ensino primário, que é o ciclo dos professores do Grupo Escolar “30 de Setembro”.
               
Quando da inauguração do Grupo Escolar “30 de Setembro”, em 21 de maio de 1909, o Governo do Estado contratou os primeiros professores, que foram: Francisco Gurgel do Amaral, investido nas funções de Diretor, Perpétua Noronha e Maria Leão como professoras.
               
Francisco Gurgel era natural de Apodi. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife da turma de 1910. Ao tempo em que exerceu a direção do Grupo “30 de Setembro”, ainda era bacharelando. Depois de formado foi promotor da Comarca de Mossoró e posteriormente em Macaíba. A esse tempo veio a falecer em Natal.
               
Professora Perpétua de Souza Noronha. Dona Perpétua Noronha, ou Professora Perpétua, como era conhecida. Fez o primeiro ano da Escola Normal do Recife, mas teve que abandonar o curso para acompanhar sua família que vinha morar em Mossoró. Foi contratada em 1909 pelo Governo do Estado, para lecionar no Grupo Escolar “30 de Setembro” que acabava de ser inaugurado. De 1915 a 1917 abriu uma aula em casa da sua residência para ajudar aos pais na manutenção da família que era numerosa. Em 1924 deixou Mossoró fixando residência em Natal.
               
Professora Maria Leão. Essa professora era de Fortaleza/CE. Mas como o Estado ainda não contava com professores habilitados para o exercício, viu-se obrigado a contratá-los em outras praças. Como não tivesse família em Mossoró e fosse solteira, foi hóspede da casa do Major Romão Filgueira, onde residiu pelo período de dois anos, período de sua contratação. Como o contrato não foi renovado, a Professora Maria Leão retornou ao Ceará, não tendo dado mais notícias a Mossoró. 

José Martins de Vasconcelos
               
Professor Martins de Vasconcelos. Era jornalista e diretor do jornal “O Nordeste”. Não era bem um professor, no sentido formal do termo. Mas teve o seu nome vinculado ao ensino através de várias iniciativas e por diferentes modalidades de ação. Na qualidade de organizador de conjuntos musicais, foi ensaiador, regente e professor de música, ensinando sempre aos aprendizes os segredos da bela e nobre arte da sensibilidade e das harmonias universais.
               
Professor Lourenço Gurgel do Amaral. Era filho de José Gurgel do Amaral de Oliveira e de D. Isabel Alexandrina de Oliveira, da cidade de Caraúbas. Fez seus primeiros estudos na cidade de Apodi. Em 1897 foi aprovado plenamente no 1º ano do curso profissional do Ateneu Norte-rio-grandense. Em 1898 recebeu o diploma de Professor Primário. Em 28 de maio de 1910 chegou a Mossoró para a cadeira elementar masculina do Grupo Escolar “30 de Setembro”. Aposentou-se por tempo de serviço em 18 de janeiro de 1937.
               
Professor José Rodrigues Filho. Diplomado pela Escola Normal de Natal. Chegou a Mossoró em 26 de dezembro de 1910, para reger a cadeira elementar masculina do Grupo Escolar “30 de Setembro”. Permaneceu em Mossoró até 1923, quando foi transferido para Natal.
               
Professora Olda Marinho Rodrigues. Diplomada pela Escola Normal de Natal, foi nomeada para a cadeira infantil mista do Grupo Escolar “30 de Setembro” em 9 de janeiro de 1911. Em 1913 foi transferida para o Grupo Escolar Barão de Mipibu, na cidade de São José de Mipibu.
               
Professora Isabel Dina de Souza. Curso de professora pela Escola Normal de Mossoró, recebendo o diploma em 25 de novembro de 1925. Era filha de Francisco Isódio de Souza e d. Dina de Souza. Ao tempo em que era aluna da Escola Normal, já ensinava numa escola da Liga Operária. Era uma jovem de muitas leituras e possuía especial vocação para a arte declamatória. Mantinha também um curso primário em sua residência, com grande frequência. Com a conclusão do curso da normalista foi nomeada professora pública de escola do Município de Augusto Severo. A professora Isabel morreu em Mossoró a 27 de janeiro de 1957.
               
Professor Francisco Leite de Carvalho. Diplomado pela Escola Normal de Natal a 30 de janeiro de 1923. Com desusada capacidade de empreendimento e d realização, sempre agitou o ambiente das escolas por onde passou, deixando em cada lugar um marco diferente da sua presença e de suas atitudes. Por volta de 1923 esteve no Grupo Escolar “30 de Setembro”, ao mesmo tempo que era professor da Ginásio Diocesano Santa Luzia. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Abandonou o magistério. Foi promotor Público das Comarcas de Pau dos Ferros, Baixa Verde e Angicos. Ingressou na magistratura como Juiz de Direito da Comarca de São Miguel. Faleceu tragicamente em Natal, a 11 de maio de 1951.
               
Com o nome desses professores, encerramos o terceiro ciclo de professores da Mossoró do passado.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário