Seguidores

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

LAMPIÃO, O POETA

            Material do acervo do pesquisador Doizinho Quental

Os versos abaixo são atribuídos a Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Segundo o chefe de volante Optato Gueiros, estes versos foram abandonados em um embornal, quando de um ataque policial ao bando do famigerado capitão.

                        “Leitores sendo possível,
                        Leiam com toda atenção,
                        Este pequeno fascículo,
                        Que nos dá explicação,
                        Quem foi, quem é Virguliho,
                        Pela alcunha Lampião.”

                        “Fui nascido no Pajeú,
                        Por Lampião apelidado,
                        No município de Vila Bela,
                        No lugar denominado,
                        Riacho de São Domingos,
                        De Pernambuco no Estado.”

                        “Gado bravo pra mim,
                        Não estando mal montado,
                        Sendo em cavalo bom,
                        Julgava o bicho amarrado,
                        Ou vinha pra o curral sadio,
                        Ou com um quarto quebrado.”

                        “Até aos 17 anos,
                        Vivia calmo e sossegado,
                        Até todos me conheciam,
                        Por lutador honrado,
                        E nessa idade os retrocessos,
                        Fizeram-me mau e desgraçado.”

                        “Porém já sabem os leitores,
                        Do mais antigo ditado,
                        Que não se julgue feliz,
                        O que vive em bom estado,
                        Que vem a naufragação,
                        E acaba em mau resultado.”

                        “Se reunimos os três irmãos,
                        Cada qual mais animado,
                        Disse eu ao pai já velho,
                        Bote a questão para um lado,
                        E deixe estar que o meu rifle,
                        É um bom advogado.”

                        “Eu bem que disse ao meu pai,
                        Desta vez acreditei,
                        Que advogado bom é o rifle,
                        Que com ele deportei,
                        Todos os nossos inimigos,
                        Agora sim descansei.”

                        “Seus nomes estão anotados,
                        Suas casas já queimei,
                        Não poupei nem mesmo o gado,
                        Nesta luta me empenhei,
                        Para a qual fui empurrado.”

                        “Estou bem certo do meu fim,
                        Que me importa de morrer?
                        Mato João Pedro ou Matim,
                        E onde vou comparecer?
                        Já fiz tudo que queria,
                        Que me importar de  morrer?”

                        “Para minha infelicidade,
                        Entrei nesta triste vida,
                        Não gosto nem de contar,
                        A minha história sentida,
                        A desgraça enche o meu rosto,
                        Em minha alma entre o desgosto,
                        Meu peito é uma ferida.”

                        “Quando me lembro senhores,
                        Do meu tempo de inocente,
                        Que brincava nos cerrados,
                        Do meu sertão sorridente,
                        Sinto que meu coração,
                        Magoado de paixão,
                        Bate e chora amargamente.”

                        “Meu pai e minha mãe querida,
                        Quiseram-me ensinar,
                        No colo carinhoso,
                        E ela ensinou-me a rezar,
                        E a todos bem respeitar,
                        E ele ensinou-me nos campos,
                        E eu menino a trabalhar.”

                        “Cresci na casa paterna,
                        Quis ser homem de bem,
                        Viver de meus trabalhos,
                        Sem ser pesado a ninguém,
                        Fui almocreve na estrada,
                        Fui até bom camarada,
                        E tive amigos também.”

                        “Tive também meus amores,
                        Cultivei a minha paixão,
                        Amei uma flor mimosa,
                        Filha lá do meu sertão,
                        Sonhei de gozar a vida,
                        Bem junto à prenda querida,
                        A quem dei meu coração.”

                        “Hoje sei que sou bandido,
                        Como todo mundo diz,
                        Porém já fui venturoso,
                        Passei meu tempo feliz,
                        Quando no colo materno,
                        Gozei o carinho terno,
                        De quem tanto bem eu quis.”

                        “Meu rifle atira cantando,
                        Em compasso assustador,
                        Faz gosto brigar comigo,
                        Por que sou bom cantador,
                        Enquanto o rifle trabalha,
                        Minha voz longe se espalha,
                        Zombando do próprio horror.”

                        “Nunca pensei que na vida,
                        Fosse preciso brigar,
                        Apesar de ter intrigas,                       
                        Gostava de trabalhar,
                        Mas hoje sou cangaceiro,
                        Enfrentarei o balseiro,
                        Até alguém me matar.”

                        “Quando pensei que podia,
                        O caso estava sem jeito,
                        Vou dar trabalho ao governo,
                        Enfrentar agora de peito,
                        E trocar bala sem receio,
                        Morrendo num tiroteio,
                        Sei que morro satisfeito.”

www.kantabrasil.com.br/Lampiao.../Lampião%20e%20outras%20Históri...‎

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário