Seguidores

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O TERROR DOS SERTÕES NORDESTINOS AS DEPREDAÇÕES DO FACÍNORA LAMPIÃO NO INTERIOR DA BAHIA


“DIÁRIO DA TARDE” – 19/07/1933 - RIO, 18. (C.E.) Via aérea. O “Diário Carioca” publicou na edição no dia 14 os seguintes telegramas:


BAHIA, 13 – O bando chefiado por Virgulino Ferreira, vulgo “Lampião”, está novamente pondo em sobressalto a tranquilidade da família sertaneja baiana.

As cidades que ficam às margens do S. Francisco, limítrofes com o estado da Bahia e Alagoas, aproximadamente já das Águas Belas, em Pernambuco, são quase sempre, o teatro das operações do terrível bandoleiro. Os sertanejos lutam com hostilidades ambientes e vivem agora, de atalaia contra a invasão periódica dos grupos de salteadores. Lampião tinha feito uma trégua. Nesta semana, porém, reiniciou os seus assaltos às fazendas e às vilas distantes.


O governo baiano tem desenvolvido a sua atividade para proteger a família sertaneja. Em trem especial seguiu, para a cidade de Juazeiro, um destacamento do 19º BC, composto de 400 homens a fim de auxiliar a polícia que as acha no encalço de Lampião.


BAHIA, 13. – Notícias procedentes do interior daqui informam que o bandoleiro Lampião acompanhado de um grupo de mais de vinte homens, se encontra, novamente, no território baiano, tendo saqueado as povoações de Bembom e Oliveira, situadas à margem do rio São Francisco.

A primeira vítima foi à povoação de Bembom, que o bandido atacou de surpresa e, depois de aprisionar o subprefeito local, Sr. Alfredo Nunes de Oliveira, saqueou as casas de comércio e principais residências particulares.

Dirigiu-se, a seguir, à povoação de Oliveira, que fica próxima e teve a mesma sorte.


Não contente com o resultado do saque, Lampião prendeu os comerciantes Antônio Nunes Santa Sé e Ormuth de Oliveira e Souza, tornando-os como reféns e exigindo para o resgate dos mesmos a soma de sete contos de réis. Depois de entregue essa quantia o bandido deu liberdade aos seus prisioneiros e retirou-se.

Fonte: facebook
Página: Antônio Corrêa Sobrinho - O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário