Seguidores

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

QUE LUGAR É ESTE? ONDE FICA?


Na noite de 29 de Agosto de 1935, após encontros com volantes, tiroteio e fuga, Dadá deu a luz ao seu filho Silvio Bulhões!

QUE LUGAR É ESTE?, ONDE FICA?





Disse o autor do livro "Lampião a Raposa das Caatingas" José Bezerra Lima Irmão:


A chamada "Pia de Corisco" foi onde nasceu Sílvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá. Fica num morrote de pedras superpostas. Em cima do morrote existe uma pia, uma espécie de bacia oblonga escavada na pedra, sombreada por outra pedra. Coordenadas geográficas da Pia de Corisco: 9º 35' 02.40" S, 37º
37' 41.50" W.

Alguns autores dizem, erroneamente, que a Pia de Corisco ficaria na fazenda Beleza. Na verdade, fica perto, mas não pertence, nem nunca pertenceu à fazenda Beleza. A Pia de Corisco fica na fazenda Detrás da Serra. 

No dia 27.12.2012, quando eu estava arrematando o meu livro "Lampião - a Raposa das Caatingas", estive na Pia de Corisco em companhia de Cláudio Alves Fontes (Cadim Machado – filho adotivo de João Machado), ex-dono da fazenda Beleza, residente no povoado Caboclo. O autor entrevistou na ocasião o fazendeiro Manoel dos Anjos (Manoel Cajé), atual dono da fazenda Detrá da Serra.

Um abraço aos amigos do grupo CORISCO DADÁ.
José Bezerra
Disse o pesquisador Adalto Silva:


Professor José Bezerra Lima Irmão, no mês de Março, este que vos fala, esteve na fazenda Beleza em companhia de mais dois amigos e um empregador da fazenda, onde fomos levados para esta localidade onde todos afirmam que foi o local que a Dadá escolheu para que seu filho nascesse.

O que ocorreu, é que a fazenda Beleza, tomava uma grande área e foi dividida em várias outras propriedades, lhe digo, que o nosso guia é um antigo morador da propriedade e todos afirmam que este é o local.

O local fica num sítio chamado detrás da serra realmente, e é de propriedade do Sr Mané Cajé. A PIA DE CORISCO antigamente era chamada de PIA DO GATO, lá existe um pequeno riacho, por nome riacho beleza, onde a Dadá cita em livro que o atravessou com água corrente bastante forte!

Agradeço vossa participação!

Adauto Silva !

Fonte: facebook
Página: Corisco Dadá

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário