Seguidores

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MORENO E DURVINHA UMA IMAGEM PARA A POSTERIDADE...


Moreno e Durvinha foram integrantes do bando de Lampião e após a morte deste em 1938, fugiram para o Estado de Minas Gerais, onde permaneceram no total anonimato, até que no ano de 2005 o ex cangaceiro Moreno que se encontrava muito doente e provavelmente achando que viria a falecer, resolveu revelar para os filhos a verdade sobre o seu passado.

Moreno estava enganado e após a revelação ainda viveria mais cinco anos, tempo suficiente para contar suas histórias e revelar segredos do passado cangaceiro que ele e sua companheira Durvinha, mantiveram em sigilo durante todo o tempo em que permaneceram escondidos.

Adotaram os nomes José Antônio Souto (Moreno) e Jovina Maria da Conceição (Durvinha) ambos nomes falsos, como forma de se protegerem de eventuais perseguições e de ter a possibilidade de recomeçarem uma nova vida fora do mundo do crime.

Após terem suas identidades novamente reveladas, o casal cangaceiro reencontrou seu filho Inacinho (Inácio) que fora entregue, ainda criança, aos cuidados do Padre Frederico Oliveira da cidade de Tacaratu-PE, terra natal de Moreno, após 66 anos de separação.

Moreno e Durvinha foi casal cangaceiro remanescente do bando de Lampião com maior longevidade.


Durvinha faleceu em 28 de Junho de 2008 vitimada por um AVC e Moreno faleceria dois anos depois, no dia 06 de Setembro de 2010.

Moreno e Durvinha estão sepultados no Cemitério da Consolação em Belo Horizonte - Minas Gerais.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)
Foto: Documentário "Os últimos cangaceiros" de Wolney Oliveira.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário