Seguidores

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

QUEIMADAS: PM PRESTA HOMENAGEM A SOLDADOS MORTOS EM 1929 PELO BANDO DE LAMPIÃO


A Polícia Militar em parceria com a prefeitura de Queimadas realizou, nesta segunda-feira (22), uma solenidade cívico militar para render homenagem a sete policiais militares executados no ano de 1929, pelo bando do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião. O evento aconteceu na praça onde fica a Cadeia Pública, local da chacina.


No ato, o Comandante Geral da PM, Coronel Alfredo Castro, e o Prefeito Tarcísio de Oliveira reinauguraram o Destacamento da PM, batizado com o nome de um dos mártires, Aristides Gabriel de Souza. Após a solenidade, que contou com discursos, resumo histórico e desfile de tropa, a multidão acompanhou as autoridades em cortejo até o Cemitério Municipal, onde, no túmulo dos heróis, havia sido afixada uma placa em memória deles e foram depositadas corbelhas, em seguida foi executado o toque de silêncio e feitas orações.


“Um dever que estava em minha consciência, resgatar a História de Queimadas. Sinto-me gratificado”, definiu o Coronel Souza Neto, cidadão queimadense e idealizador da homenagem, ao falar de seu sentimento. Em suas palavras, o Coronel Castro enalteceu a importância de homenagear os heróis e agradeceu o reconhecimento da sociedade ao sacrifício deles: Aristides Gabriel de Souza, Olímpio B. de Oliveira, José Antonio Nascimento, Inácio Oliveira, Antonio José da Silva, Pedro Antonio da Silva e Justino Nonato da Silva.


O fato – Na tarde do dia 22 de dezembro de 1922 a cidade de Queimadas foi palco de uma tragédia de grandes proporções. Seguindo sua trajetória errante nos sertões, o bandido Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, à frente de um numeroso grupo de cangaceiros, invadiu a sede do município para perpetrar uma das maiores barbaridades de sua história recheada de crimes sanguinários. Continuar lendo…

Fotos: Cidicleiton Souza (Zé Bim

http://ferrazeopovo.blogspot.com.br/2014/12/queimadas-pm-presta-homenagem-soldados.html

NOMES DOS SETE SOLDADOS ASSASSINADOS POR LAMPIÃO

http://noticiasdesantaluz.com.br/queimadas-pm-presta-homenagem-a-soldados-mortos-em-1929-pelo-bando-de-lampiao/

Material indicado pelo pesquisador do cangaço Antonio José de Oliveira - Serrinha - Bahia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo19:27:00

    Otimamente bem caro Mendes a reprodução da postagem do FERRAZ aqui de Serrinha, publicada agora no mendesemendes. E, se você (lá no finalzinho da postagem do Ferraz, em letras azuis, onde está escrito: CONTINUAR LENDO, você abrir, vai encontrar uma grande placa com os nomes dos sete soldados assassinados ali naquela tragédia de Queimadas. VERIFIQUE POR FAVOR.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:50:00

    Só uma coisa observei companheiro Mendes, é que a foto dos túmulos não apareceu na postagem do nosso radialista FERRAZ.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir