Seguidores

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

34 ANOS DA MORTE DO CANGACEIRO ZÉ SERENO


Foto do acervo do pesquisador Geraldo JúniorO Cangaço

Hoje, 16 de Fevereiro de 2015 está completando 34 anos que José Ribeiro Filho, o ex-cangaceiro "Zé Sereno" faleceu. Sua morte aconteceu no dia 16 de Fevereiro de 1981, no Hospital do Servidor Público, Municipal de São Paulo.

Ele nasceu em 22 de Agosto de 1913, na Fazenda dos Engrácias, no município de Chorrochó, no Estado da Bahia. Era filho de José Ribeiro e de dona Lídia Maria da Trindade. Sua mãe era irmã dos cangaceiros Antônio e Cirilo de Engrácias. 

Depois da morte de Lampião os cangaceiros dos diversos grupos ficaram desorientados. Os chefes resolveram se encontrar em Pinhão, Sergipe, em 15 de Outubro de 1938, para combinar a maneira como iriam se entregar a polícia. Lá estavam reunidos os grupos de Zé Sereno, Ângelo Roque (Labareda) e o de Corisco. Enquanto esperavam as autoridades para indicar os procedimentos foram atacados pelos soldados sergipanos, comandados pelo cabo Zé Grande. Morreram metralhados três cangaceiros que estavam desarmados: Amoroso, Cruzeiro e Bom-de-Veras.

Nesta mesma semana de outubro de 1928, o chefe Zé Sereno se entregou a polícia com vinte e seis cabras do seu grupo. Os grupos de Corisco e Ângelo Roque (Labareda), continuaram na bandidagem.

Fonte: Antônio Amaury Corrêa de Araújo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário