Seguidores

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Hilson Costa mostra Paisagem Urbana nesta sexta, no CPA


Começa às 19 horas a mostra das paisagens urbanas e sertanejas imortalizadas pelas suas mãos de artista.

O pauloafonsino Hilson Costa, chesfiano, há anos mora em Aracaju/SE, base do seu trabalho na subestações da Chesf no Estado de Sergipe e em Olindina, na Bahia.

Em Paulo Afonso, Hilson sempre se destacou na produção de pinturas, óleo sobre tela em quadros como os que estão na recepção e no teto da recepção do Memorial Chesf ou em grandes painéis expostos na galerias das Usina Paulo Afonso IV e Usina Hidrelétrica de Xingó e no auditório do Memorial Chesf.


Os painéis de Hilson Costa e suas telas mostram a paisagem urbana desde os operários da Chesf carregando pedras na cabeça, no início das obras da primeira Usina de Paulo Afonso às pastorinhas que animavam o Pastoril Juvenil de Natal, tantas vezes apresentado na Rua da Frente – Av. Getúlio Vargas, pelo saudoso Gilberto Leal, sem esquecer de personagens como o diretor técnico da Chesf, Amaury Menezes e o pioneiro Delmiro Gouveia e sua Usina Angiquinho.

Seguindo a sua vocação, Hilson Costa concluiu o Curso de Arquitetura na UNIT, em Aracaju e continua criando quadros, aperfeiçoando sua técnica, alguns deles com nuances da pintura chinesa e começa a mostrar esse trabalho em uma exposição que acontece nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no Espaço das Artes, (área circular), logo na entrada do Clube Paulo Afonso.


Para isso, Hilson Costa contou com a sensibilidade do diretor Sócio-cultural do CPA, também escritor, Sávio Mascarenhas e da diretoria do Clube.

Embora o tema da exposição seja Paisagem Urbana, o artista também oferece a oportunidade de admirar e refletir sobre personagens sertanejos que encantam a todos como o vaqueiro nordestino a quem Hilson Costa parece dar vida e movimento em sua criação.

Na visita que fez ao jornal Folha Sertaneja, Hilson Costa falou e passou aos escritores Antônio Galdino e João de Sousa Lima a sua empolgação com esse projeto que começa em Paulo Afonso, sua terra, mas é seu desejo levá-lo a muitas outras cidades de Sergipe e a outras cidades nordestinas.

Todos podem ver esse seu trabalho, cada dia melhor, no CPA, nesta sexta-feira, 6 de Fevereiro. A Exposição Espaço Urbano tem 40 telas que mostram da Ponte D. Pedro II passa por Angiquinho mostra a Kombi do seu Nestor, que há mais de 30 anos faz parte do cenário do Belvedere, onde os visitantes encontram rolete e caldo de cana e chega ao sertão, por onde passa, lépido, o vaqueiro nordestino, valente, destemido, destacado pelo mestre Ariano Suassuna como o nosso “príncipe, herói das caatingas”. O acesso é grátis.

Aqui, uma pequena amostra do trabalho de Hilson Costa. Vá ver mais vaqueiros, cachoeiras, pontes, igrejas, paisagens urbanas e também rurais, saídas das mãos do artista Hilson Costa para imortalizar o homem e a região sertaneja.


Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima

http://www.joaodesousalima.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário