Seguidores

quinta-feira, 21 de maio de 2015

DR. VINGT-UN ROSADO PEDE MAIS UMA CHANCE PARA A FUNDAÇÃO VINGT-UN ROSADO CONTINUAR VIVENDO

Fonte: http://omossoroense.uol.com.br/ 

HÁ 18 ANOS, FUNDAÇÃO VINGT-UN ROSADO ERA RESPONSÁVEL PELA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIDADE

A Fundação Vingt-un Rosado foi criada em abril de 1995, por um grupo de renomados intelectuais de Mossoró. Sua idealização se deu a partir de uma série de dificuldades por qual passou a Coleção Mossoroense, quando à época teve encerrado o apoio que recebia da então Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), e da Fundação Guimarães Duque.

Eu também fiz parte desta história - Raimundo Soares de Brito - Raibrito

A ideia inicial de criar uma Fundação partiu da professora América Fernandes Rosado Maia e de João Batista Cascudo Rodrigues, acompanhados por figuras renomadas na cultura de Mossoró, como: Dix- sept Rosado Sobrinho, Elder Heronildes, Wilson Bezerra de Moura, Cid Augusto, Júlio Rosado, Frederico Rosado, Raimundo Soares de Brito, Marcos Antonio Filgueira, Nelson Lucas Pires, Paulo Gastão, e Sebastião Vasconcelos.

Eu fiz parte e continuo fazendo. Estou vendo os livros sendo empacotados logo abaixo -  Geraldo Maia do Nascimento

A Coleção Mossoroense foi criada em 30 de setembro de 1949 por Jerônimo Vingt-un Rosado Maia. Naquele tempo era prefeito de Mossoró o seu irmão Dix-sept, que amparou a ideia e deu início à chamada "Batalha da Cultura", que incluía ainda a criação da Biblioteca Pública de Mossoró e do Museu Municipal.

Fundação começa a se desfazer de grande parte de seu acervo

Em seus 64 anos de história, alcançou a incrível marca de mais de 4.500 títulos publicados no país, levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo em março de 2003, o que lhe rendeu o posto de editora com a maior quantidade de títulos editados no Brasil.

Meu Deus!!! - Que pena!!!  Escrevi o que pude para Mossoró. E o atual prefeito de Mossoró não está vendo isto? - Escritor Raimundo Nonato

Um pouco sobre Vingt-un

Agrônomo por formação, Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, ou simplesmente Vingt-un Rosado, foi um dos grandes protetores da cultura e arte de Mossoró, além de um apaixonado pelo conhecimento e a literatura.

Mesmo nesta cadeira eu continuava organizando a história da minha querida Mossoró - Dr. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia

Vingt-un Rosado foi um dos responsáveis pela chegada do ensino superior à cidade, com o projeto que resultou na Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam). Porém, seus maiores feitos seriam em respeito à produção e edição de livros, como a Coleção Mossoroense, que começou a funcionar em 1949 e se tornou uma das maiores editoras de títulos do país, com mais de 700 obras somente sobre a temática da seca.

Lamento muito, mas fazer o quê? - Dr. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia

Vingt-un faleceu no dia 21 de dezembro de 2005, quando passou mal e foi internado no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró. Seu estado de saúde se agravou e ele foi transferido para o Hospital São Lucas, em Natal. Saiu da vida para entrar para a história às 12h do mesmo dia, deixando órfã Mossoró e as dezenas de pesquisadores e populares, que viam em Vingt-un um protetor da história e da cultura da Capital do Oeste.

Ilustrado e legendado por:
José Mendes Pereira

http://omossoroense.uol.com.br/ 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com 

3 comentários:

  1. Anônimo14:51:00

    Caro Professor Mendes: Acredito perfeitamente que as autoridades do querido Estado do Rio Grande do Norte - em especial os Mossoroenses, tomarão as devidas providências em termos financeiros para não serem fechadas as portas de uma Instituição de tamanha importância e de excelente nome.
    Atenciosamente,
    Antonio Oliveira -Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir
  2. O que irá acontecer é que os livros ficarão expostos às baratas e aos ácaros para lentamente devorarem as suas páginas. Que pena!!!

    ResponderExcluir
  3. Para as festividades juninas de Mossoró não precisa contratar um monte de bandas, e o que não iria gastar com bandas dará para reorganizar a Fundação Vingt-un Rosado.

    ResponderExcluir