Seguidores

segunda-feira, 18 de maio de 2015

MISTÉRIO QUE AINDA NÃO FOI DESVENDADO SOBRE A MORTE DE LAMPIÃO

Por José Mendes Pereira

O único mistério que ainda não foi desvendado na história de Lampião é sobre sua morte. Mesmo traído pelo coiteiro Pedro de Cândido, que na verdade eu não considero como traição, vez que ele não fez entrega de Lampião às volantes por espontânea vontade, e sim foi maltratado até descobrir o local que o facínora se encontrava. Assim não podemos considerar uma traição praticada pelo coiteiro Pedro de Cândido contra, o rei Lampião. E tenho plena certeza que, muitos se tivessem sofrido o que Pedro de Cândido sofreu nas mãos dos policiais, cuspido, humilhado, chutado, unhas arrancadas com alicate..., entregariam até o grande salvador Jesus Cristo, só para amenizar o seu sofrimento. A traição seria aquela feita por espontânea vontade, aí, sim, seria traição.


Pedro de Cândido à esquerda

ESTAS SÃO AS INTERROGAÇÕES QUE OS ESTUDIOSOS DO CANGAÇO FAZEM E AINDA NÃO OBTIVERAM RESPOSTAS:

1 - Por que Lampião como bom estrategista que era escolheu a Grota do Angico, um buraco sem saída (ver foto abaixo), para acampar durante 15 dias? 
                                     
O buraco que se fala não é este que aparece, e sim em volta das terras desta grota

2 - Como é que pode um grupo de 34 cangaceiros ter sido pego de surpresa por um outro grupo de 48 policiais, que caminhou e rastejou morro acima por quase duas horas e ninguém viu?

3 - Por que os cães e os vigias do bando de Lampião não notaram nada durante o tempo em que os policiais se preparavam para dar o bote final e mortal aos cangaceiros? 


4 - Por que duraram 15 minutos para eliminar o bando de cangaceiros que nem resistiu, já que a volante policial tinha metralhadoras para eliminá-lo em cinco minutos, no máximo?   


5 – Por que o cangaceiro Amoroso não foi metralhado na hora que foi fazer XIXI, pois o mesmo ficou cara a cara com um policial, segundo reportagem que eu li?                          

Amoroso à esquerda e Canário à direita

Cada um de nós diz o que quer sobre este ataque que Lampião se perdeu na sua estratégia, mas eu admito que alguém diga que não, todo mundo pode errar, mas eu acho que tinha boi na linha. 

Observação: Lembrando ao leitor que o que eu escrevi não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. Esta é apenas a minha simples opinião, já que não é proibido opinar. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo17:49:00

    É verdade caro Mendes: Os mistérios assinalados pelo saudoso escritor Alcino, continuam, e não sei se serão um dia desvendados, logo que, quase ninguém que fez parte do episódio, vive hoje. Tudo indica, somente dona Dulce para contar a história.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir