Seguidores

segunda-feira, 18 de maio de 2015

SILA COMPANHEIRA DO CANGACEIRO ZÉ BAIANO


Seus irmãos eram: João, Maria, Manoel, Humberto, Gumercindo, Antonio e Abdias. O pai se chamava Paulo Gomes de Souza e a mãe era Josefa Gomes de Souza. O pai era proprietário de uma pequena fazenda onde viviam da criação e da agricultura.  Aos seis anos de idade, a mãe faleceu, mas apesar das dificuldades, eles viviam em harmonia. Com um ano depois da morte da mãe, o pai casou-se com a irmã de sua mãe. 

O cangaceiro Zé Sereno

Sila entrou no bando de cangaceiros por ter sido raptada por Zé Sereno que a levou para a mata, introduzindo-a na mais perigosa aventura que possa parecer. Ela foi para o bando com a roupa do corpo. Os irmãos nem viram a sua saída e, mesmo que tivessem visto, quem era louco de reclamar?  Eles foram andando pelo mato, calados. Zé Sereno na frente e ela atrás. Para ela era tudo tão estranho, parecia que ia flutuando. Ela chorava quietinha, e a Neném, uma amiga que adquiriu em um forró (Noite em que o bando pernoitou na casa do seu irmão), chamava a atenção dizendo que não adiantava chorar. Se ela pisava em uma pedra e tirava do lugar, um cangaceiro voltava e a colocava no lugar evitando pistas para os policiais.

Sila depois que abandonou o cangaço foi residi em São Paulo, e trabalhou de costureira na TV Bandeirantes, fez figuração na novela ''Os Imigrantes'', da emissora. Era quem costurava as roupas das chacretes do Chacrinha, e foi também camareira das atrizes Regina Duarte e Fernanda Montenegro.

Em 1980 participou das filmagens da minissérie Lampião, apresentada pelo canal Globo, fazendo-a regressar ao palco de sua tragédia, Com essa oportunidade, dada pelos canais de televisão, Sila começou a viajar, fazer palestras e resgatar a epopeia do cangaço, que ela viveu na carne.

Não me recordo o ano, mas a ex-cangaceira Sila esteve em Mossoró para participar de encontros de escritores e pesquisadores, juntamente com alguns ex-componentes do cangaço, direta ou indiretamente. 

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário