Seguidores

segunda-feira, 18 de maio de 2015

PALAVRAS DO SINHÔ PEREIRA SOBRE O APELIDO DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA - LAMPIÃO

              
Claro que ainda existem muitas coisas que aconteceram no cangaço e até hoje não se tem uma afirmativa correta, isto é "FOI ASSIM, ASSIM, ASSADO", porque nem tudo foi comprovado. Mas em relação ao apelido que Virgolino Ferreira da Silva adquiriu no cangaço de: "LAMPIÃO" não tem mais precisão de usarmos outra ou outras versões sobre ele. 


Em uma entrevista que Sebastião Pereira da Silva, o ex-cangaceiro Sinhô Pereira cedeu ao seu parente Luiz Lorena e Sá, ele falou como Virgolino Ferreira da Silva adquiriu este apelido "LAMPIÃO" dizendo o seguinte:

 “Num combate à noite, na fazenda Quixaba, o nosso companheiro Dê Araújo comentou que a boca do rifle de Virgolino mais parecia um lampião. Eu reclamei, dizendo que munição era adquirida a duras penas. Desse episódio resultou o Lampião que aterrorizou o Nordeste”.

Se o Sinhô Pereira que foi chefe de Virgolino Ferreira da Silva por algum tempo (e acho que ele não foi um homem mentiroso, porque homem valente não tem medo da verdade, e não abre a boca para dizer mentira), por que até agora nós ainda queremos acreditar em quem não era chefe e quis se promover como um bom depoente? Lógico que da minha parte, outra ou outras versões não me convencerão. Somente a que foi dita pelo Sebastião Pereira da Silva, o Sinhô Pereira das terras do Pajeú. Alguns dizem que talvez esta versão seja a mais correta, mas para mim não existe talvez, esta versão da entrevista é a correta.

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário