Seguidores

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A VOLANTE DE ANTÔNIO DE CHIQUINHO PARTE I

Por Antonio Corrêa Sobrinho

Com o desfazimento, pelo governo do estado de Sergipe, medida publicada em primeira página no jornal situacionista “Estado de Sergipe”, da volante organizada e comandada pelo fazendeiro e marchante Antônio Pereira da Conceição, mais conhecido por Antônio de Chiquinho, o homem que, auxiliado por companheiros, no dia 07 de junho de 1936, na fazenda Lagoa Nova, situada no povoado Alagadiço, do município de Frei Paulo, à época, chamado de São Paulo, pôs fim à vida do famoso e cruel cangaceiro José Baiano e de três comparsas seus, Chico Peste, Denudado e Acilino, todos das hostes de Virgulino Lampião, o jornal de oposição “Correio de Aracaju” apresentou de imediato suas críticas à atitude do governo do Estado de extinguir a volante de Alagadiço, bem como, de desarmar exatamente a pessoa que, naquela região e naquele momento, depois do que fizera, com Lampião vivíssimo, em livre-conduto pelo território e ávido por vingança, mais precisava estar armado e municiado, para se proteger e à sua família - Antônio de Chiquinho.

É certo que a verdade, principalmente das coisas passadas, é local de difícil acesso, às vezes nem mesmo estradas temos para nela chegarmos. Digo isso para dizer que não tenho uma verdade formada sobre este gesto do governador Eronides de Carvalho, de acabar com a volante e desarmar os seus componentes, estes que fizeram o que a sua polícia tinha obrigação de fazê-lo, porém, foram por estas e outras atitudes deste governante, médico e capitão do Exército, político experiente, mas de uma família tida como protetora de Virgulino Ferreira, que Sergipe sempre foi considerado o estado nordestino do cangaço que menos combateu o rei do cangaço, para não dizer condescendente com este.

Deem uma lida nas matérias e do protesto de Antônio de Chiquinho, e tirem suas conclusões.

“CORREIO DE ARACAJU – 04/08/1937

A VOLANTE DE ALAGADIÇO FOI DISPENSADA

ANTÔNIO DE CHIQUINHO E SEUS HEROICOS COMPANHEIROS DE FAÇANHA CONTRA JOSÉ BAIANO FORAM DESARMADOS

A iniquidade que se acaba de praticar com Antônio de Chiquinho e seus bravos companheiros de façanha contra José baiano e seu perigoso grupo, brada aos céus! Antônio e seus companheiros residem no povoado Alagadiço onde vivem ilhados pelo banditismo que infesta a zona paulistana do Estado.

A vida desses sertanejos que se constituíram inimigos de Lampião e seus comparsas corre grave risco nessa hora que o governo toma suas armas. O senhor governador não se inculpará do que vir a acontecer no Alagadiço ou nas pessoas desses rapazes destemidos que puseram termo à existência cheia de perversidade de José Baiano e seu famigerado grupo.

Chamamos à atenção do Eronides de Carvalho, pedindo a Sua Excelência que reflita no seu gesto precipitado, tomando as armas desses humildes e ordeiros cidadãos visados pelo façanhudo bandoleiros que intranquilizam o nosso Estado.

Não compreendemos a atitude de Sua Excelência. Lemos todos os dias na imprensa paga que em Sergipe se combate o banditismo com interesse e sem desfalecimentos, mas na realidade não é isso que se vê. O caso da volante de Alagadiço bem define a nossa situação.

Então, onde o estímulo para outras façanhas como a de Antônio de Chiquinha, citado até na mensagem de 1936? Quem imitará o gesto do denodado sertanejo, vendo que ele e seus companheiros foram abandonados e desarmados pelo poder público? Cabe ao Dr. Governador ponderar no seu ato para que ninguém tenha o direito de dizer que em Sergipe não se quer combater o banditismo.

CONTINUA...

Fonte: facebook
Página: Antônio Corrêa Sobrinho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário