Seguidores

quarta-feira, 3 de junho de 2015

JOÃO DE DONANA (COITEIRO) E MARIA DO CARMO FILHA DOS CANGACEIROS CORISCO E DADÁ


João Batista da Costa e Maria do Carmo da Silva, coiteiro e filha de Corisco e Dadá... Ela nascida em 02.02.39, na fazenda Queimada do Luiz - SE, hoje é moradora da cidade de Salvador/BA.


Voltaseca Volta -  Bela foto...! Nunca foi bem explicado, como se deu a saída de Mª do Carmo da casa do seu pai adotivo (Joãozinho de Donana), para a casa de DADÁ, mãe biológica, ou seja, foi em qual ano? A saída foi espontânea ou forçada? Ela era casada? Tinha filho?. Segundo algumas cartas escritas por DADÁ para o ex-coiteiro, houve conversas amistosas, e, até um pouco de tom de ameaça, por parte da subscritora.


Adauto Silva -  Maria do Carmo não foi diferente como todos os demais filhos de cangaceiros. Logo nos primeiros dias, eram entregues a pessoas que, quando podiam escolher, preferiam pessoas com certa posse. No caso em questão, a garotinha foi entregue à João de Donana, que já há tempo, era coiteiro do casal, naquela região de Sergipe.

É certo porém, que a mulher de Joãozinho, não via aquela criança com bom grado, como filha e, começou a desprezá-la, não dava o devido cuidado que toda criança merece: carinho, alimentação, higiene... Dizia que não queria criar filho de cangaceiro. A mãe de Joãozinho, vendo o tratamento que estava sendo dispensado a menina, resolve ela própria cuidar e assim ficou até por volta dos 16 anos.

Quando Joãozinho foi visitar Dadá em Salvador, essa por sua vez, diz que quer ver muito sua filha. Joãozinho regressa à sua cidade e informa a Do Carmo, do encontro que teve com sua genitora, essa por sua vez, pede e convence o pai de criação a levá-la até à cidade de Salvador, para conhecer sua mãe, e, a partir dessa data, com aproximadamente 16 anos, fica definitivamente com sua mãe natural, não quer mais voltar.

Logo em seguida, é providenciado pelo Alcides, marido de Dadá o seu registro de nascimento, onde é acrescido o sobrenome Chagas.

P.S. Fui informado, que esta transição, ocorreu na maior normalidade, o que pode ter ocorrido, foi apenas a demora na troca de cartas que Dadá sempre mandava escrever.

http://youtu.be/erqW8bJUX8o

Fonte: facebook
Página: Adauto SilvaLampião, Cangaço e Nordeste

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Fernanda da RP Gomes02:13:00

    Essas cartas da Dadá podem ser acessadas? Essa filha não pôde ser registrada pelo Corisco?

    Mas que história fantástica!

    ResponderExcluir