Seguidores

segunda-feira, 27 de julho de 2015

LAMPIÃO AINDA VIVE EM PIRANHAS

Por Raul Meneleu Mascarenhas

Lampião sustentava muitas famílias onde seus chefes eram conhecidos como "coiteiros" ou seja, eram pais de família que abasteciam e davam guarida ao grande chefe cangaceiro e seu bando.

Abastecia esses coiteiros com o dinheiro de roubos e contribuições dos mais abastados, os velhos coronéis do sertão.

Hoje estamos vendo que por assim dizer Lampião ainda sustenta pais de família em algumas localidades, especialmente a cidade de Piranhas nas barrancas do Velho Chico, rio histórico que até hoje em sua veia aberta de águas conduz turistas para ver o local em que Lampião foi abatido.

É nesse cenário que encontramos muitas famílias vivendo lógico, não do dinheiro sujo de suas mãos que felizmente não mais existe, mas da história desse famoso cangaceiro.

Nessa cidade desde 25 de julho de 2015 um grupo de estudiosos do cangaço iniciaram um encontro chamado Cariri Cangaço em que discutem e aprofundam essa história tão marcante do povo nordestino.

Pessoas de diversas partes do país (ao todo 17 Estados) imbuídos de uma espontaneidade eloquente, sem visarem lucros, contribuem para o abrilhantamento do evento, trazendo um polimento, um brilho a mais, para essa bela e histórica cidade.

O Estado de Alagoas, e governo representado por sua Secretária de Turismo, a Prefeitura de Piranhas e seu Prefeito juntamente com sua Secretária de Turismo, outras autoridades e palestrantes, e mais, a base desse grande evento que são aqueles que fazem o Cariri Cangaço, organização para o aprofundamento da história, e que tem como liderança o amigo Manoel Severo, continuam até terça-feira nessa cidade, onde nesse dia fecharão com chave de ouro, com a Missa do Cangaço, na Grota do Angico, local em que tombaram cangaceiros e seu líder e um bravo soldado da Polícia Militar de Alagoas.

http://meneleu.blogspot.com.br/2015/07/lampiao-ainda-vive-em-piranhas.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário