Seguidores

quarta-feira, 8 de julho de 2015

AVÓ, PAIS E IRMÃOS DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA, O LAMPIÃO

Por José Mendes Pereira
Imagem: Família de Lampião (desenho de Lauro Villares utilizando-se de antigos retratos) - Infelizmente eu perdi a fonte desta foto.

1 - A primeira foto, ao centro e acima, é a dona Jacosa, mãe de Maria Sulena da Purificação, que é a mãe dos Ferreiras, isto é dona Jacosa é a avó dos Ferreiras por parte materna. Alguns pesquisadores afirmam que dona Maria Sulena da Purificação teve vários nomes, inclusive Maria Lopes, mas eles não explicam a razão de tantos nomes para uma mulher só. Na minha humilde e não válida opinião, deve ter sido criado tantos nomes para ela, no intuito de ser beneficiada por algumas ajudas dos governos.

2 - A segunda foto, à esquerda, é de José Ferreira da Silva, o honrado pai dos Ferreiras, que por pouca sorte, foi injustamente assassinado por um volante comandado pelo tenente José Lucena, quando das suas perseguições aos irmãos Ferreiras. 

Tenente Zé Lucena responsável pela morte de José Ferreira da Silva, pai de Lampião

Alguns pesquisadores afirmam que a intensão de José Lucena não era assassinar o José Ferreira, mas infelizmente um volante atirou no homem que nunca havia feito mal a ninguém, e este assassino do José Ferreira foi severamente castigado. José Ferreira adorava a paz e a tranquilidade.

3 - A terceira foto, à direita, é dona Maria Sulena da Purificação, Maria Lopes..., mãe dos Ferreiras. Alguns pesquisadores afirmam que Maria Sulena não era tão ruim, mas tinha temperamento forte, e enquanto o José Ferreira da Silva desarmava os filhos na porta da frente, ela os armava na porta da cozinha, e ainda dizia: "- não crio filho para ser desrespeitado por ninguém". Com isso, conclui-se que a sua lei era: “Olho por olho, dente por dentro”.

Uma informação importante:

Em entrevista, Lampião afirma que a sua entrada ao cangaço foi tentando assassinar os responsáveis pelas mortes dos seus pais. Mas não é verdade. 

Juliana Pereira e Alcino Alves Costa

O escritor Alcino Alves Costa fala em seu livro "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistério de Angico" que somente José Ferreira da Silva foi morto pelos policiais. Dona Maria Sulena da Purificação faleceu em decorrência das perseguições feitas pelas volantes aos seus filhos, e pelo desrespeito ao José Ferreira, homem honesto e bondoso. Ela não suportando tamanha pressão, foi infartada e veio a óbito, no mesmo ano em que foi morto o esposo. A diferença entre a morte dela e a de José foram menos de 30 dias.

Adquira este livro através dos e-mails: rangel_adv1@hotmail.com - franpelima@bol.com.br

Lampião afirmava isto somente para que a população o apoiasse, já que ele e os seus irmãos haviam perdidos os seus pais injustamente, e ele como inteligente, sabendo que mostrando ao povo que a mãe também tinha sido assassinada, muitos passariam a apoiá-lo. Mas na verdade, a mãe faleceu por sua própria culpa, pois se não tivesse entrado no mundo do crime, ela teria vivido muitos anos. 

4 - A quarta foto da esquerda é o Antonio Ferreira da Silva, ex-cangaceiro. Antonio Ferreira foi o primeiro filho de Maria Sulena, mas alguns pesquisadores do cangaço afirmam que ele não era filho de José Ferreira da Silva, e sim de um fazendeiro de nome Venâncio, que negociara com José para criar o seu filho, já que ele iria casar com Maria.

 José Bezerra Lima Irmão

Mas o escritor José Bezerra Lima Irmão, cujo, o conheci na minha humilde residência aqui em Mossoró, quando veio para lançar livro na Livraria Iguatemi em Fortaleza; que é autor do livro “Lampião a Raposa das Caatingas” diz em sua obra, que de acordo com a contagem dos meses e do período em que José Ferreira juntou os seus panos com dona Maria Sulena da Purificação, não há dúvida, Antonio Ferreira da Silva também é filho de José Ferreira da Silva. Então está comprovado que Antonio é irmão dos Ferreiras por parte de pai e mãe.

Adquira logo este livro - josebezerra@terra.com.br  - (71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799

5 - Abaixo da foto de dona Jacosa está a foto do maior e mais estudado cangaceiro no Brasil e no mundo inteiro, Virgolino Ferreira da Silva, o sanguinário capitão Lampião. Passou quase 20 anos vivendo da bandidagem, matando, roubando, vingando, satisfazendo e alimentando o seu ódio, assaltando, sequestrando, açoitando aqueles que ele os tinha como traidores, justiçando, segundo ele. Alguns momentos, era protegido por pessoas importantes, e em outros casos, deixava de ser perseguidor para ser perseguido pelas volantes de 7 Estados do Nordeste Brasileiro, que não lhe davam tréguas um só instante. 

Maria Bonita companheira do mais estudado bandido do Brasil e do mundo, o Lampião

Lampião era companheiro da cangaceira Maria Bonita, e ambos foram assassinados juntamente com mais 9 cangaceiros e um volante, na madrugada de 28 de Julho de 1938, na Grota de Angico, em terras da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe. 

Soldado Adrião Pedro da Silva morto na chacina de Angico

O responsável pela morte de Lampião e da sua rainha Maria Bonita, é o tenente João Bezerra da Silva, que organizou a chacina, e naquela madrugada atacou o bando de cangaceiros. 

Tenente João Bezerra da Silva responsável pela morte de Lampião, ...

Como eu não sou economista e antes eu não tinha uma formação sobre a despencada que dava na economia quando Lampião atacava, mas já sei o porquê que ela caía. Ora, se Lampião atacava nas cidades, lógico que o comércio todo fechava as suas portas com medo dele, e aí a economia despencava, ninguém ganhava dinheiro, somente ganhavam os policiais que lhe perseguiam, por serem funcionários dos governos.

6 - À direita de Lampião está seu irmão João Ferreira da Silva, o único filho de José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena que não quis entrar para o cangaço. Foi um homem honrado e ainda por alguns anos, criou Expedita Ferreira da Silva, filha de Lampião e Maria Bonita.

7 - Ao lado do João Ferreira da Silva está o Ezequiel Ferreira da Silva, que no cangaço era alcunhado de Ponto Fino. Dos homens, este era o filho mais novo do casal de fazendeiros.

8 - Abaixo de Antonio Ferreira e Virgolino está o cangaceiro Livino Ferreira da Silva. Este morreu muito jovem em um combate, no ano de 1925. Nesse mesmo dia, Lampião foi atingido no olho por cacto vazando o seu olho, que o cegou para toda sua vida.

9 - Abaixo de Livino, João e Ezequiel estão as suas irmãs, as quais são: Virtuosa Ferreira da Silva, Angélica Ferreira da Silva, Maria Ferreira da Silva e Anália Ferreira da Silva. De todos os irmãos de Lampião, Maria Ferreira da Silva foi a última a falecer.

Nota: Antes de usar este como trabalho faça uma pesquisa em outros sites. Muito importante fazermos algumas comparações sobre qualquer trabalho. 

Segundo o escritor João de Sousa Lima o nome Virgolino (do afamado Lampião) é escrito com "O" e não com "U". Comece a escrever o nome (Virgulino) com "O", quando se tratar de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo20:37:00

    Pois é caro Mendes, quando vemos a família de Virgolino reunida, lembramos que fora esfacelada, parte dela, por falta de justiça no início de toda uma trajetória.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:28:00

    Pois é companheiros, ainda que a intenção de Lucena não fosse assassinar JOsé Ferreira, o que sei é que MATARAM UM HOMEM DE BEM - UM HOMEM QUE SEGUNDO AS PESSOAS DE SERRA TALHADA QUE ME CONCEDERAM ENTREVISTA, NÃO GOSTAVA DE ENCRENCAS. E, NÃO HÁ QUEM GOSTE DE VER SEU PAI ASSASSINADO, ESPECIALMENTE NAS TERRAS EM QUE A HONRA TERIA QUE SER VINGADA.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  3. Desculpem-me, a palavra intenção ficou errada e não estou conseguindo corrigi-la.

    ResponderExcluir