Seguidores

quarta-feira, 8 de julho de 2015

UM "CAUSO" COM MARIANO

Por Sálvio Siqueira

Certa vez, o cangaceiro Mariano, estando descansando na sombra de frondosa árvore, quando chega à sua procura um jovem rapaz.

Dizia ele, o rapaz, ter sido expulso de casa pelos familiares. Por isso, tomou a decisão de entrar para o grupo e ser um cangaceiro.

O experiente Laurindo Granja, começou a desconfiar do ‘por que’ da família do rapaz tê-lo desprezado, e o expulsado de casa, pelo modo que usava os braços quando explicava sua sina.

“(...)quanto aos homossexuais tinha um respeito enorme por achá-los frágeis e dignos do maior respeito, proibindo qualquer tipo de gracejos com àqueles, a quem denominava criaturas esquecidas por Deus (...) ”(Nilo Sérgio Pinheiro-artigo: “A vida e a Fortuna do Exibicionista Cangaceiro Mariano Laurindo Granja)”.

Após saber de tudo que os familiares disseram ao rapaz, Mariano, levanta-se e começa a andar, pensativo... buscando uma solução para o caso, já que permitir que ele o seguisse como cangaceiro, estava fora de cogitação. Resolve, então, levar o jovem de volta para a casa de seus familiares e, lá chegando, o deixa do lado de fora, junto aos cangaceiros que permaneceram no terreiro.

Após dizer de quem se tratava, Mariano começa a contar, do seu modo, jeito, o encontro que teve com um jovem que, estando triste e chorando de estrada a fora, disse para ele o que sua família tinha feito a ele. O cangaceiro continua com sua narrativa, dizendo que depois de ter escutado toda a história do jovem, diz para ele que vai matar todos da sua família. O rapaz, nesse instante, pede a ele que não faça aquilo, que se alguém teria que morrer, esse alguém seria ele, com isso, conta Mariano, o mata no mesmo instante. Os familiares do jovem rapaz, caem todos em um pranto inconsolável, pedindo aos céus que perdoem os atos que praticaram... nesse momento, o chefe cangaceiro, grita, chamando o jovem, e este entra na casa causando um assombro a todos. Nessa hora, todos o abraçam e ficam felizes por ele estar vivo e estar com eles. Mariano despede-se da família e segue seu triste destino de fora-da-lei...

Fonte Nilo Sérgio Pinheiro-artigo: “A vida e a Fortuna do Exibicionista Cangaceiro Mariano - Laurindo Granja”.

Fonte: facebook


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário