Seguidores

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ESCULTURAS EM CEDRO MACIÇO NO MUSEU DO SERTÃO

Por Benedito Vasconcelos Mendes

O MUSEU DO SERTÃO possui uma fina e belíssima coleção de esculturas em cedro maciço, em tamanho natural (1,60 m), feitas por diversos artistas plásticos, das principais personalidades sertanejas, dentre elas, as dos legítimos representantes da música popular nordestina, Luiz Gonzaga do Nascimento e Jackson do Pandeiro (José Gomes Filho). 


Antigamente, até o início do Século XX, a música do sertão semiárido era representada pelas Bandas Cabaçais, Bandas de Pífanos de Taboca, Rabequeiros e Violeiros. Foi a partir de 1945, que a genialidade musical do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga, auxiliado pelos seus três principais compositores, Humberto Cavalcanti Teixeira, Zé Dantas (José de Souza Dantas Filho) e Zé Marcolino (José Marcolino Alves), codificaram a música regional antiga e introduziram o baião, o xote e o xaxado no cerne da música popular brasileira. 


O cantor e ritmista paraibano Jackson do Pandeiro, também ajudou a difundir a música regional para todo o Brasil. A música sertaneja nordestina era de aceitação apenas regional e depois conquistou o gosto nacional, tendo inclusive, algumas músicas, alcançado sucesso em todo o País.

Informação do http://blogdomendesemendes.blogspot.com:

O Museu do Sertão na "Fazenda Rancho Verde" em Mossoró não pertence a nenhum órgão público, é de propriedade do seu criador professor Benedito Vasconcelos Mendes.

Quando vier à Mossoró procure visitá-lo, pois são mais de 5 mil peças para os seus olhos verem.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário