Seguidores

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

VOCÊS SABEM O QUE É UMA “RONQUEIRA” E QUAL A SUA FINALIDADE?


EXPLICANDO:

A Ronqueira é um instrumento feito de ferro, um pequeno canhão que dispara tiros de festim (Secos) antigamente era muito utilizado em festas e cerimônias. A Ronqueira ao ser acionada provoca um estrondo (barulho) ensurdecedor que em nada deixa a desejar em relação ao som estridente emanado pelos canhões tradicionais.

A fotografia abaixo mostra a RONQUEIRA que foi utilizada pela população de Alagadiço/SE para afugentar a invasão de cangaceiros à cidade.

Três meses após a morte do cangaceiro Zé Baiano por um grupo de civis liderados por Antônio de Chiquinho, Lampião esteve nas mediações do povoado Alagadiço/SE no dia 02 de setembro de 1936 em busca de vingar a morte companheiro, mas ao ser informado que o local estava cercado por trincheiras, resolveu mudar seus planos, além do mais havia a forte suspeita de que na localidade havia um canhão.

Na verdade o “canhão” nada mais era do que uma RONQUEIRA que Antônio de Chiquinho havia mandado fazer com a intenção de confundir os possíveis invasores. Ocasionalmente Antônio de Chiquinho disparava a Ronqueira fazendo com que o estrondo fosse escutado a quilômetros de distância. Apesar do potente barulho que o instrumento provocava, era totalmente inofensivo.

Para sorte da população do povoado de Alagadiço/SE... Lampião não tomou conhecimento a respeito desse fato.

A fotografia abaixo foi enviada pelo amigo/membro Raimundo Oliveira(Alagadiço/SE)

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário