Seguidores

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O JORNAL MAIS ANTIGO DO RIO GRANDE DO NORTE E O TERCEIRO DO BRASIL


O Mossoroense: O jornal mais antigo do RN e o terceiro do Brasil, completa 143 anos de pioneirismo, em sua homenagem está uma antiga máquina que imprimia os jornais, que hoje se encontra no Museu Histórico Lauro da Escóssia.


Há 143 anos, exatamente no dia 17 de outubro de 1872, começou a circular em Mossoró o jornal O Mossoroense, o terceiro mais antigo do Brasil e o quarto da América Latina.

O Bar de Ferreirinha se associa ao povo de Mossoró nos parabéns e nas comemorações pela data importante para a cidade e para o Rio Grande do Norte.


Desta redação virtual, o nosso abraço fraterno a Cid Augusto e a todos os demais que fazem o bravo diário da capital do Oeste.

Vida longa!
Roberto Fontes/Clóvis Pereira Júnior (Pituleira)
Editores

Abaixo, trecho de artigo escrito hoje por Laíre Rosado, definindo o espírito d'O Mossoroense:

'Desde sua fundação, em 17 de outubro de 1872 até os dias atuais, o O Mossoroense sempre teve uma linha editorial definida, assumindo posições corajosas, resistindo a todo tipo de pressão e abrindo seus espaços a todos que desejarem expressar suas opiniões.

É exigência que uma denúncia qualquer somente seja publicada quando ouvida a parte atingida.

Questão de ética.

Aqui, o sentido de jornalismo independente tem um sentido diferente. Aliás, a mídia internacional costuma sugerir que se deve desconfiar dos que se afirmam independentes, pois são os mais comprometidos com algum sistema.

O que falta é coragem suficiente para assumir posição.

O Mossoroense faz parte da história da cidade.

Homens corajosos aceitaram o desafio que já se incorporou à vida diária de um jornal que jamais desistirá do seu objetivo.'


Fontes:
http://bardeferreirinha.blogspot.com.br/2012/10/140-anos-de-historia.html
facebook
Página: Fotos da publicação de Lindomarcos Faustino em RELEMBRANDO MOSSORÓ e Ilná Galdino.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário