Seguidores

domingo, 11 de outubro de 2015

LAMPIÃO PASSA POR BARBALHA, CHEGA A JUAZEIRO E GANHA PATENTE MILITAR

 Por PLÍNIO BORTOLOTTI

Rua principal de Barbalha, pode onde Lampião e seu bando passaram em 1926, em direção a Juazeiro, onde ele receberia a patente de capitão

Foi pela rua principal de Barbalha, na foto acima, que Lampião passou em direção a Juazeiro do Norte, convocado a participar do “Batalhão Patriótico”, milícia criada por Floro Bartolomeu para combater a Coluna Prestes. Há divergência entre os historiados se Padre Cícero sabia do convite a Lampião.

O bandoleiro foi atraído a Juazeiro, em 1926, onde chegou com cerca de 50 homens, com a promessa de receber a patente de capitão e ter anistia para seus crimes, em troca do enfrentamento à coluna dos tenentes.

No entanto, na cidade não havia ninguém que pudesse dar a patente a Lampião. A única autoridade federal na cidade era um engenheiro agrônomo, inspetor agrícola federal, e foi ele que escreveu o documento da patente, assinando-o.

Segundo Leonardo Mota, foi o próprio agrônomo Pedro Albuquerque Uchoa, o homem que assinou a patente de Lampião, quem lhe contou a história. Segundo Uchoa, foi o Padre Cícero quem o chamou à sua presença – pois Lampião queria a patente que lhe fora prometida de qualquer modo - orientou-o como escrever o texto, mandando-o assinar, com o argumento que o agrônomo era a “única autoridade federal” em Juazeiro.

Lampião ganhou a sua “patente” por quem não tinha autoridade para concedê-la, nunca enfrentou a Coluna Presentes, mas passou a ser chamado de “capitão”.

[Para ler todos os posts sobre o assunto clique abaixo em "Roteiro de férias".]

SOBRE PLÍNIO BORTOLOTTI
Jornalista. Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). No jornal O POVO foi repórter, editor e ombudsman por três mandatos (2005/2007). Integra o Conselho Editorial do jornal e coordena o Conselho de Leitores. Também é responsável pelo projeto Novos Talentos para estudantes de Jornalismo. Escreve um artigo semanal e faz intervenção diária no programa de rádio Revista O POVO/CBN. Diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), entre os anos de 2008/2011. Cidadão Cearense, por título concedido pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2010. Ver todos os posts de Plínio Bortolotti →

http://blog.opovo.com.br/pliniobortolotti/lampiao-passa-por-barbalha-chega-a-juazeiro-e-ganha-patente-militar/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário