Seguidores

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A SAGA DA FAMÍLIA RIBEIRO DA SILVA DE CHORROCHÓ-BA:


Os Engrácias compunham um bando numeroso, todos aparentados. A toca dessas feras era as Barrancas do Riacho Grande, nas caatingas de Chorrochó e Bom Fim da Feira do Pau (atual Macururé-BA).

Na segunda metade do século XIX, um homem chamado Manoel Ribeiro, residente na região de Belém do São Francisco PE, em virtude de uma questão pessoal em sua terra, fugiu para região da Bahia, do outro lado do rio São Francisco, indo se estabelecer na região de Serra do Tonã. As terras ali não tinham valor nenhum, não tinham cercas, eram terras sem donos. Quem tivesse coragem de enfrentar a seca e outros azares, podia apossar da área que quisesse.

Manoel Ribeiro meteu as mãos na obra, fez um tanque e passou a criar bodes e ovelhas. Tornou-se um homem respeitável e terminou dando seu nome aquele lugar, que ficaria conhecido por "Baixa do Ribeiro". Seus filhos se espalharam pelas redondezas, Cacimbas de São Gonçalo, Rodeador, Chorrochó, Boqueirão, Feira do Pau, Careta e Mangano, sempre acompanhando o Riacho Grande.

Com as imigrações e os casamentos de seus descendentes, a família Ribeiro estendeu suas ramificações por Alagoas (região de Pariconha, município de Água Branca) e Sergipe, região de macambira e Carira.

Um dos filhos de Manoel Ribeiro, chamado Rosendo, gerou uma vasta prole, merecendo como destaque, os nomes de Vicente Ribeiro, Livino Ribeiro, Né Cunha, Jovino Ribeiro e Engrácias Ribeiro. 

Vicente Ribeiro viria a ser o pai de Dadá, mulher do cangaceiro Corisco. Livino Ribeiro casou-se com Lina Quileto, irmã de Firmina Quileto, mãe de Corisco. 

Né Cunha casou-se com Maria Quileto, outra irmã da mãe de Corisco. Né Cunha e Maria Quileto são os pais dos cangaceiros Manoel Cilili (Manoel Cirilo Ribeiro da Silva) e Beija Flor (Emídio Ribeiro da Silva).

Jorvino Ribeiro era o pai do cangaceiro Limoeiro. Engraça Ribeiro era a mãe dos cangaceiros Ferrugem, Mourão e Jitirana. Porém é preciso não confundir essa engraça com outra engraça, que também tinha o sobrenome Ribeiro, sua prima, da fazenda Magano, que, depois de casada com Guilherme Jose da Fonseca, neto de Manoel Gramogenio, foi morar no Boqueirão, e viria a ser mãe e avó de cangaceiros famosos, que ficaram conhecidos como "os Engracias".

Dadá além de ser parentesco com Corisco, era também parenta dos "Engrácias", sendo eles: os irmãos Antônio de Engrácias e Cirilo de Engracias, e seus sobrinhos Antônio de seu Naro, Zé Baiano, Sabonete, Zé Sereno, Mané Moreno, Sabiá, Meia Noite, Ponto Fino (2), e tantos outros.

Outro descendente de Manoel Ribeiro chamado Florêncio Ribeiro dos Santos, conhecido por Fulô baseado, dono da Fazenda Macururé, casou-se com Marcolina Maria da Conceição (conhecida por Maculina), e teve também muitos filhos: Jose Ribeiro, Marcelino, Justino, Cizenando (Zenão de Maculina), Amado, Adolfo, Domiciano, João Ribeiro (João Gago), Belarmino (Belo Ribeiro), Maria e Birro.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário