Seguidores

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

METRALHADORA HOTKISS

Por  Fabio Carvalho

Caros amigos:

Como já disse antes, não sou um especialista em cangaço, não conheço a fundo eventos, nomes, e datas. Do que entendo (um pouco) é sobre armas de fogo. Então gostaria de escrever um pouco sobre isso.

Já ouvi falar que o nome da metralhadora Hotchkiss foi descrito na literatura sobre o cangaço como sendo um apelido (Hot Kiss, “beijo quente”), devido as suas qualidades “quentes” em combate.

Na verdade a grafia é Hotchkiss, e deriva do nome da fábrica do americano que as produziu, Benjamin Berkeley Hotchkiss (Watertown, Connecticut, EUA, 1/10/1826, Paris, 14/02/1885)

Depois da Guerra Civil americana, como não havia interesse nos EUA em financiar novos projetos de armas, Hotchkiss mudou-se para França em 1867. Lá montou uma fábrica de munições, a Société Anonyme des Anciens Etablissements Hotchkiss et Cie. 


Uma de suas armas mais célebres é o "canon-revolver", um canhão de canos rotativos no estilo Gatling, com calibre que variava de 37 mm a 57 mm, um destes modelos foi usado pela marinha do Brasil. 

Esta fábrica, após o falecimento de Hotchkiss, desenvolveria armas automáticas (a partir de 1897) refrigeradas a ar. A sua metralhadora pesada de infantaria modele 1914, foi amplamente utilizada por vários países, principalmente a França e os Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial.

As metralhadoras Hotchkiss foram muito utilizadas no Brasil, sendo comuns aqui as metralhadoras leves Bennet-Mercier (Hotchkiss M1909 compradas inicialmente pela Força pública paulista, e depois usadas também pelo exército), a Metralhadora Pesada Hotchkiss M1914, e o FMH (Fuzil Metralhador Hotchkiss 1922) este empregado pelas volantes contra os grupos de cangaceiros (reproduzo uma foto acima). 

Curiosamente a Hotchkiss 1922 (e suas versões 1924/1926) não fez tanto sucesso em seu país de origem, sendo alguns pouco exemplares vendidos ao governo Francês (em calibre 7.5x54, o Mle.1934). Internacionalmente teve mais sucesso, sendo vendidas ao Brasil, China, Espanha, Grécia, Inglaterra, Tchecoslováquia, Turquia.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário