Seguidores

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ - Parada 04 - ASSALTO A FAZENDA BOM JARDIM (RN)

Por Geziel Moura

Seguindo o relato das literaturas, sobre o ataque a Mossoró, a próxima "escala" feita pelo bando de Lampião, a caminho daquela cidade, foi a Fazenda Bom Jardim, que dista a 3 km da Fazenda Nova, de Joaquim Moreira, como vimos na postagem anterior.

Bom Jardim pertencia a Francisco Fernandes de Oliveira, que de antemão, ouvira o burburinho da presença de pessoas estranhas e com indumentárias "esquisitas" desde a fazenda Baixio dos Leites, entretanto, ele não acreditou nos prováveis fuxicos do povo. 

Assim, D. Marieta Fernandes, sua esposa, não trocou o "certo pelo duvidoso", juntou toda as joias da família, numa caixa de papelão, e enterrou o pequeno tesouro nos fundos da propriedade. 


Fazenda Bom Jardim

O tempo se passou, e D. Marieta se convenceu, que de fato estava exagerando na cisma, que não viria cangaceiro nenhum, bater em sua porta, e decidiu desenterrar a "botija", que estivera escondida e colocou parte das joias próximo ao santuário da casa.


Fazenda Bom Jardim

Para surpresa de todos, chegou a notícia da chegada de Lampião, e começou a correria, não havendo tempo para segundo esconde-esconde de joias, todos ganharam o mato, e tais joias ficaram a disposição dos bandoleiros, próximo ao recém descoberto relicário da família. Foram levados vários objetos pessoais, 16 libras esterlinas, dois relógios de algibeiras, anéis e moedas de pratas, nem as coroas de ouro que adornavam as imagens santas, escaparam da visão dos cabras, se não fosse, o interdito de Jararaca, que proibiu tocar no oratório, essas seriam surrupiados também.

Fotos 1 e 2: Fazenda Bom Jardim
Capturada por Geziel Moura

Fonte: facebook
Fotos: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário