Seguidores

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

POVOADO DE ENTREMONTES-AL..!..VISITADO PELO IMPERADOR D.PEDRO II - CASA .DO COITEIRO QUE, SOB TORTURA, TRAIU LAMPIÃO...!

Foto da casa: Escritor Sabino Bassetti.

O povoado de Entremontes foi o primeiro núcleo de povoamento no município de Piranhas, cidade as margens do Rio São Francisco, distante de Maceió 282 quilômetros.

A maioria das edificações na comunidade é tipicamente coloniais construídas em lotes estreitos, germinadas e perfiladas sobre o limite do passeio público. 

Entremontes é conhecido nacionalmente pelos bordados de redendê, ponto de cruz, vagonite e boa noite, confeccionados por grande número de mulheres da localidade.

Nas tardes a sombra das árvores ou na frente das casas as mulheres bordam conversam em pequenos grupos. Lá parece que o tempo parou tudo é tranquilo como as águas do Velho Chico.

O transporte mais utilizado para se chegar à sede municipal é o fluvial, realizado em canoas e lanchas do tipo gaiolas ou mesmo os catamarães.

Foto de Pedro: Livro " Como dei cabo de Lampião ".Escritor João Bezerra

O rodoviário é feito por estrada não pavimentada denominada de Pedro Candido em homenagem ao homem que “dedurou” para a Polícia o esconderijo de Lampião na grota de Angicos no outro lado da margem do São Francisco.

Se faz necessária à recuperação do patrimônio arquitetônico, que permita a valorização das dimensões histórica, cultural, social e estética do Distrito.

A origem do nome Entremontes

Contam os antigos moradores que no século passado quando o Imperador Dom Pedro II veio a Província de Alagoas, para conhecer a Cachoeira de Paulo Afonso,
 ao passar pelo lugarejo a bordo de um vapor teria perguntado:

"- Que lugar é aquele entre os montes?

A partir dessa pergunta de Sua Majestade o Imperador, o bucólico lugarejo, uma vila de pescadores, passou a se chamar de Entremontes. No entanto existem controvérsias sobre a origem do nome.

Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Pode não ter sido real, mas tudo indica que a origem foi  desta pergunta que fez o Dom Pedro II.


Fonte: Blog do Roberto Gonçalves.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário