Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ Parada 12 - ASSALTOS A MUMBAÇA, CACHOEIRINHA E CACIMBA DE VACA

Por Geziel Moura

O bando de Lampião, após deixarem Boa Esperança (Antônio Martins), seguiram para o, então, povoado de Mumbaça, hoje município de Frutuoso Gomes, ainda, na região da Serra do Martins. Assim, chegaram por volta das 20 horas, e dirigiram-se para a casa do maioral do local, o Sr. Frutuoso Gomes, cuja residência, estava sendo celebrada novena, em louvor a Santo Antônio.

Capela de Mumbaça, hoje Frutuoso Gomes (RN) - foto capturada por Geziel Moura

Não é preciso dizer, que a correria foi grande com a chegada do bando, e que a novena acabou naquele instante. Entretanto, como sabemos, Lampião é muito imprevisível em seus procedimentos, mandou retalhar tecidos roubados em Boa Esperança, e ordenou que fosse entregue ao povo, que olhou desconfiado daquele ato de caridade e generosidade, porém ninguém se atreveu ir buscar o "presente".

Estação de trem (Não existia, quando Lampião passou pelo povoado) - foto capturada por Geziel Moura

A trégua terminou, a casa de João Gomes, irmão de Frutuoso Gomes, foi a primeira a ser saqueada, além de sua família sofrer toda sorte de ameaças. Prenderam Raimundo Inácio para servir de guia até a Fazenda Cacimba da Vaca, a próxima a ser visitada, sem antes passarem no Sítio Cachoeirinha de Joaquim Vitor, e realizarem o de sempre, saques, roubos e depredações.

Casa da Fazenda Cacimba de Vaca - foto capturada por Geziel Moura
Casa da Fazenda Cacimba de Vaca - foto capturadas por Geziel Moura

Quinze minutos depois, os bandoleiros adentraram a fazenda Cacimba da Vaca de Joaquim Dias Cunha, desta vez, os moradores fugiram a tempo. Lampião sabia, desde Boa Esperança que o fazendeiro era homem de posses, porém nada pode fazer, devido a ausência dele, a não ser gritar e ameaçar em direção a mata escura: " Não adianta se esconder Quinca! Eu sei que você tem filhos, um deles eu prendo, e você paga o resgate". Esta promessa Lampião cumpriu, o que veremos na próxima postagem.

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário