Seguidores

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ENTREVISTA DO CANGACEIRO “COBRA VERDE“.


ENTREVISTA DO CANGACEIRO “COBRA VERDE “.

ENTROU NO CANGAÇO PARA GANHAR UNS “ COBRES “, E, NA MADRUGADA DO TIROTEIO EM ANGICO, FOI BUSCAR O LEITE...!
Fonte: A Noite (edição ..14/11/ 1938)

COBRA VERDE tem apenas 21 anos de idade , segundo nos declarou... Há dois anos e 10 meses que é cangaceiro. Natural de Piranhas-AL, fazia parte do grupo de Moreno. O primeiro combate que teve foi no povoado Navio, com a força do sargento Negrinho.

Perguntamos a ele por que abandonou a vida pacata da cidade para viver como bicho na caatinga, ao que ele respondeu, em sua própria linguagem: 

“- Eu era operário da Fábrica da Pedra e ganhava de dez a quatorze mil réis por semana. Era um aperreio para mim, rapaz novo e que queria viver limpo como os outros. Era muito injustiçado na vida. Por isso resolvi ser bandido para ver se arranja uns cobres. Achei boa a vida. Cheguei a possuir dois contos de réis, fora o “ouro“. 

Conta que nunca maltratou alguém, e que vivia no cangaço só para arranjar “uns cobres“. Disse que fez diversos saques, alguns com Luiz Pedro. No último apresentou aos bandidos, apenas nove contos de réis, escondendo o resto. O chefe era muito bom, mas era muito sabido. 

Declarou-nos, ainda, que esteve no Combate de Angico (quando morreu Lampião). Não dentro do cerco, mas fora porque fora buscar LEITE muito cedo para a tropa, a mandado do Capitão. Quando foi chegando no coito viu a bagaceira (tiroteio) de longe, saiu correndo para a Fazenda Cuiabá, onde encontrou Balão e outros que, igualmente, haviam fugido do tiroteio. – O Grupo – continua - era composto de 42 homens e 07 mulheres. Com a morte de Lampião esfacelou-se o cangaceirismo no nordeste, porque era o “chefe“ que fornecia e dava ordens a todos os grupos de cangaceiros.

O desejo de COBRA VERDE é trabalhar honestamente. Não quer voltar para o sertão.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário