Seguidores

sábado, 12 de dezembro de 2015

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ - PARADA 02 - O INICIO NO RN, FAZENDA BAIXIO

Por Geziel Moura

Após deixarem o Canto do Feijão - PB (postagem anterior), e no amanhecer de 10 de junho de 1927, o bando de Lampião encontrava-se em terras limítrofes, ao Rio Grande do Norte, mais precisamente na Fazenda Baixio, cujo rendeiro era José Leite, progenitor do cangaceiro Massilon.

Constava no grupo de bandoleiros, outro filho do agricultor chamado Manoel, o Pinga Fogo, conta-se que o pai, teve dificuldades de reconheceros filhos, naqueles trajes cangaceiros e por estarem ausentes, há muito tempo de sua casa.

Foto da casa da Fazenda Baixio, totalmente modificada, porém o local é o mesmo de 1927.

O certo é que, embora, tenha sido visita harmoniosa, com apresentação formal, feita por Massilon, dos comandantes: Lampião, Sabino, Jararaca, Moreno (Não é o de Durvinha), Vinte e dois e outros, José Leite não aprovava, a vida que seus filhos tinham adentrados, porém sabia que nada poderia fazer, para mudar o curso dos acontecimentos futuros.

Foto da casa da Fazenda Baixio, totalmente modificada, porém o local é o mesmo de 1927.

Antes de continuarem a viagem, o pai de Massilon, solicitou a ele, que nada fizesse na vizinha, Fazenda Nova, do Coronel Joaquim Moreira, por dois motivos: um que este era padrinho do bandido e o outro que o próprio pai, prestava serviço ao coronel octogenário. Entretanto, Massilon fez "ouvido de mercador", pois já estava escrito, no 'Projeto Mossoró" a fazenda de Joaquim Moreira.

Fonte: facebook
Fotos: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário