Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2016

A INCRÍVEL HISTÓRIA DO SOLDADO VOLANTE LUIZ ROMÃO.

Por: Edson Luiz Ferreira Barros [Edson Romão] 
Fabiano Ferreira - Luiz Romão trajado de soldado da volante, nasceu no sitio Riacho Grande, vulgo Riachão, do município de Flores sertão do Pajeú Pernambuco. É um dos membros da grande família Romão, Ferreira e Porfírio aqui do município de Flores e que se espalharam por várias cidades do sertão do Pajeú, inclusive Serra Talhada, Floresta, Betânia, e outras cidades e estados nordestinos. Alguns familiares contemporâneos dele também serviram por poucos anos a volante de Flores, ele porém dessa família foi o que mais se destacou, andou por esses sertões afora, combateu cangaceiros, o mesmo segundo a família conhecera Lampião, mais nunca chegou a combater o bando liderado por Lampião, mais participou de combates com outros grupos de cangaceiros, nunca gostou de falar sobre o assunto, falava mais com a família, é uma pena!

“Sou um soldado da polícia Pernambucana. Sentei “praça” para perseguir “Lampião” e defender minha corporação, mais por ter defendido um companheiro da “morte” hoje vivo lutando contra a prisão. Mas sempre sou o soldado Luiz Ferreira, conhecido por “Luiz Romão”( Luiz Romão na idade de 34 anos, mais ou menos).

Luiz Ferreira do Nascimento, que mais tarde seria reconhecido e imortalizado como “Luiz Romão”, nascido na cidade de Flores -PE, em 15 de Outubro 1916, filho de José Ferreira do Nascimento ( José Romão ) e Jacinta Gomes de Oliveira. Tendo em seu pai “José Romão”, que já fazia parte da Força Volante da cidade de Flores -PE, seu maior exemplo, Luiz Ferreira do Nascimento ingressou também na Força Volante aos “ 17 anos de idade” travando vários combates com “facções” do Bando de LAMPIÃO. Sendo extremamente corajoso e habilidoso quanto ao manuseio de armas e táticas da “Caatinga”, com o fim do “Cangaço” no Sertão, foi escolhido como ORDENANÇA DIRETO DO CORONEL MANOEL NETO. 

Fabiano Ferreira - Cabra arretado, camarada Volta Seca!  Esse homem foi o cabra 
considerado um dos homens mais destemidos de minha cidade, e de outras regiões no tempo dele. Saudoso Luiz Ferreira do Nascimento, vulgo Luiz Romão cerca de 17 anos sentou praça, foi da volante aqui em Flores, mais também segundo os filhos dele e uma senhora que entrevistei no ano passado aqui em Flores, que faleceu com 97 anos a alguns meses, prima dele, ela confirmou que ele chegou a trabalhar com alguns dos nazarenos, chegou a ser ordenança do Cel. Manoel Neto lá de Floresta. Passou poucos anos na volante já nos últimos anos do cangaço, porém continuou na polícia militar de Pernambuco, depois de um acontecimento na antiga Rio Branco hoje Arcoverde, passou 20 anos foragido, pois foi acusado injustamente na tragédia que aconteceu com um comerciante em Arcoverde. Ele brigou com uns cabras que estavam ferindo um soldado, na hora interviu tentando render os cabras, mas vieram armados para o matarem, logo receberam tiros disparados por Luiz Romão, tombaram e na hora da confusão, um comerciante foi fatalmente atingido. Começaram a persegui-lo, e o mesmo peregrinou nesses sertões e em outros Estados por 20 anos, dizia que preferia morrer brigando do que ir para cadeia. Fora essa, tem outras histórias interessantes sobre esse homem, contadas por seus filhos que moram em Serra Talhada, e por outros familiares aqui de Flores, berço da família Romão, Ferreira do Nascimento, Sousa, e Porfírio, família essa que num passado distante mesmo por pouco tempo, na volante de Flores teve como integrantes, alguns membros dessa mesma família aqui, o pai dele José Romão, tio Pedro Ferreira de Souza, vulgo Pedro Benedito o sapateiro, primo João Ferreira conhecido também pela família em Flores como João Antônio. Um dos filhos desse senhor que esse ano estaria completando cerca de 100 anos, está pesquisando e preparando um livro em memória das histórias do pai e da família. Luiz Romão depois que mudou-se para Serra Talhada, casou-se com uma senhora da família Barros Novais e Meneses da região de Floresta e Serra Talhada, e tiveram vários filhos, e netos. Viveu em Serra Talhada por 40 anos, até quando faleceu já idoso. Valeu por ter postado essa foto.

Sentou praça em algumas cidades do Sertão como Flores, Ibimirim, Serra Talhada, Arcoverde, entre outras. Em todas as cidades em que “Luiz Romão” trabalhou como ORDENANÇA DIRETO DO CORONEL MANOEL NETO, fez imperar a Lei e a Ordem, pois não havia missão impossível para o mesmo. Por um lamentável episódio ocorrido em Arcoverde, quando lá destacava, estava de folga nesse dia, quando escuta alguém “gritar” por seu nome; tratava-se de uma mulher que em desespero falava que “havia alguns homens tentando matar um soldado...” Sem pensar duas vezes ele se dirige rapidamente para a cena do crime e se depara do que ele chamava de “linchamento”, o soldado estava sendo “golpeado” a faca e pauladas, por vários homens; outro soldado observava como que pasmo, pois não esboçava nenhuma reação. LUIZ ROMÃO DE ARMA EM PUNHO “GRITA”; “SOLTA O SOLDADO, SOLTA O SOLDADO!!!”, é quando dois homens enfurecidos vem ao seu encontro de “ peixeira” em punho e tenta esfaqueá-lo sem dar-lhe chance de defesa, rápido e habilidoso como era “Luiz Romão” desfere um disparo que atinge um dos homens no pescoço, o outro, com um segundo disparo é atingido no coração, onde tiveram, os agressores, morte instantânea... Sendo “Luiz Romão” impelido pela “turba” a continuar os disparos, tombam mais dois homens mortos. O restante dos agressores fogem. O soldado que estava sendo “linchado” escapa gravemente ferido. Por a justiça, na época não entender os detalhes do “fato” ocorrido, “Luiz Romão” se tornou foragido. Foi perseguido, cercado várias vezes, mesmo policial, teve que trocar “tiros“ com a POLÍCIA, pois preferia a “morte” a ser preso. Mudou de cidade várias vezes, mudou de nome, mais por fim, foi INOCENTADO. “Luiz Romão fixou residência na cidade de Serra Talhada, TERRA DE “LAMPIÃO”, onde seus pais e alguns de seus irmãos já residia, adotando assim, Serra Talhada, como sua cidade, onde viveu por mais de quarenta anos, tendo falecido no dia 7 de Abril de 2003. Toda a sua “história” será contada em um livro... Detalhes do seu convívio com o Cel. Manoel Neto, seus cercos, suas fuga, seus amigos e parentes; as mortes de seus irmãos e sua vingança sua luta para manter-se vivo e conseguir provar sua “INOCÊNCIA”. Com isso “HONRANDO” seu “NOME” de geração após geração. 

O “livro” foi  lançado em 2012 e teve como tema: “LUIZ ROMÃO, para mim, MAIS VALENTE QUE “LAMPIÃO”.

REDAÇÃO: Edson Luiz Ferreira Barros [Edson Romão]
FONTE: LÍNGUA GRANDE CULTURAL

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário