Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2016

UMA MENSAGEM DE LAMPIÃO

Material do acervo do pesquisador Antonio Corrêa Sobrinho
Colorida pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

"Sou Virgulino Ferreira da Silva, conhecido por "Lampião", um brasileiro, nordestino, pernambucano, um cangaceiro, o "rei do cangaço", com patente de capitão, ainda que de contrafação, mesmo assim, considero-me um autêntico capitão. Só sinto não ter chegado a general.

Como tantos outros nascidos nas adustas terras do sertão, naqueles dias tão secos, famintos e sofridos, notadamente no primeiro terço do século XX, que, por ignorância, vingança, irresignação, injustiça, temperamento, instinto, perversão, inadaptação, ausência de juízo, de tino, enfim, por uma, duas destas razões ou, não raro, por uma associação destes motivos a insistentemente dizer nos seus ouvidos: "chute o balde", ignore essas leis, essas regras, costumes, hábitos, convenções; crie seu próprio mundo, suas leis, sua moral, sua ética, seu reino - buscaram um poder que não lhe cabia, um modus operandi na contrapartida do poder maior, solidamente estabelecido, um fazer justiça de modo injusto.

Assim eu me fiz, meus motivos eu sei; tornei-me, igualmente a mil outros, como disse, um fora da lei, um marginal, um terror, um fugitivo do Estado, cuja cabeça valeu a fortuna de 50 contos de réis.

É certo que muita gente eu matei, mandei, permiti que matasse, e por mão de gente comecei a ser punido, eis que fui morto justamente.

Minha história de sangue e sofrimento o mundo conheceu e o meu nome "Lampião" tornou-se uma palavra adverbial.

Porém, tudo isso já passou, o tempo já vai longe, e por estes crimes e pecados que cometi, eu já paguei, foram todos devidamente quitados perante Deus; e, olhem, quitei muito mais cedo este meu gigantesco débito do que vocês imaginam, uma vez que aqui meu "Padim Ciço" me ajudou muito mais do que na terra; o padre é muito prestigiado por aqui, logo, logo chega a santo, o homem vive à destra do altíssimo.

Mas a razão maior, para não dizer única, da minha visita a vocês, é agradecer a todos os que fazem este maravilhoso grupo - "Ofício das Espingardas", e por extensão aos demais que pululam no facebook, tratando da minha pessoa, dos meus amigos, dos meus inimigos, quer dizer, de tudo que tem a ver com o cangaço, sua importância, seus sentidos e significados. Muito obrigado, mesmo.

Confesso, para terminar, que não foi fácil fazer chegar esta mensagem até vocês; na verdade, tive que envidar muitos esforços, mas sei porque o fiz, foi por uma gratidão ainda maior, porque tenho observado que estes grupos de cangaço são verdadeiros fã-clubes meus, e digo isto porque, daqui, do além onde estou, a gente vê muito bem, de forma transparente, seja a consciência, o pensamento, e em vocês eu só vejo dois sentimentos em relação a mim: os que amam me amar e os que odeiam me amar."

* mensagem que recebi em sonho.

Fonte: facebook
Página: Antonio Corrêa Sobrinho
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=865614396900771&set=gm.618825531614900&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário