Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2016

CÂMARA DE PAULO AFONSO APROVA O TÍTULO DE CIDADÃO DE PAULO AFONSO PARA O ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA

Dia 04 de Abril de 2016

Antônio Galdino
Foto: Arq. Folha Sertaneja

Escritor João de Sousa Lima

A Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou na sessão ordinária realizada na manhã desta segunda-feira, 4 de Abril, o título de Cidadão de Paulo Afonso ao escritor e historiador João de Sousa Lima.

Vereador Regivaldo Coriolano - Foto: Antônio Galdino

A proposta foi de autoria do vereador Regivaldo Coriolano da Silva e foi aprovada pela unanimidade dos 15 vereadores pauloafonsinos presentes nesta sessão.

Nascido em 20 de Dezembro de 1964 em São José do Egito/PE, João de Sousa chegou em Paulo Afonso ainda menino, em 1970, com os pais Raimundo José de Lima e Rosália de Sousa Lima e os irmãos José de Sousa Lima, Manoel José de Lima e Maria Bernadete Lima Santos. Em Paulo Afonso estudou na Escola Casa da Criança e depois fez o Curso Técnico de Contabilidade.

Já mais recentemente decidiu estudar História, concluindo o Bacharelado neste curso, escolhido para dar suporte técnico às pesquisas que vinha realizando na região, especialmente sobre a temática do cangaço, sobre a qual já escreveu vários livros. Também faz palestras pelo Brasil, especialmente sobre suas pesquisas sobre o cangaço.

Dentre os seus livros de grande sucesso estão Lampião em Paulo Afonso, já em segunda edição. Para fazer este livro, João de Sousa, intensificou uma pesquisa nos povoados de Paulo Afonso e Glória e descobriu que, só do município de Paulo Afonso, 47 sertanejos entraram para o cangaço. Outro de seus livros é uma biografia de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, que nasceu no Povoado Malhada da Caiçara, em Paulo Afonso e o livro Moreno e Durvinha, sangue, amor e fuga no cangaço que já foi adaptado para o cinema nacional.

divulgação
Escritores João de Sousa Lima e Antônio Galdino da Silva

João também já publicou um livro de poesias, outro sobre os 100 anos de Luiz Gonzaga, destacando suas passagens por Paulo Afonso e tem participação em várias antologias e outros livros em parceria com outros escritores como Antônio Galdino, Edson Barreto, Juracy Marques, Rubinho Lima e outros. É colaborador do jornal Folha Sertaneja onde escreve um artigo sobre Histórias Sertanejas.

Em 2015 lançou a sua última publicação, o livro Lampião, o Cangaceiro que já está entre os mais vendidos do autor.

O escritor é o criador do NEC – Núcleo Experimental de Cinema de Paulo Afonso que produziu o curta metragem sobre o cangaceiro Gato e vídeos-documentários.

Membro da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, Cadeira Nº 6 e do Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso – IGH, também é membro/sócio da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e do UNEHS – União Nacional de Estudos Históricos e Sociais, com sede em São Paulo, dentre outras instituições.

A data da entrega da comenda será definida após acordo entre o homenageado e a presidência da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

http://www.folhasertaneja.com.br/noticia/21870967/politica/camara-de-paulo-afonso-aprova-o-titulo-de-cidadao-de-paulo-afonso-para-o-escritor-joao-de-sousa-lima/?indice=0#.VwLFfDEaZ8U.facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário