Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2016

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA IMPRENSA DE MOSSORÓ - FINAL - 04 DE ABRIL DE 2016

Por Geraldo maia do Nascimento

Esta é a 5ª e última parte da nossa viagem através da História da Imprensa Mossoroense, viagem essa que começou em 1872, com o surgimento do jornal “O Mossoroense” vindo até os dias atuais. Claro que muitas publicações deixaram de constar neste trabalho, por desconhecermos de suas existências. 
               
Relacionamos, nos artigos anteriores, informações sobre os seguintes veículos de comunicação: O Mossoroense, que começou a circular em 1872; O Recreio Familiar, de 1876; O Eco, de 1901; O Mossoroense, em sua 2ª fase e A Ideia, de 1902; O Trinta de Setembro e O Passatempo, de 1903; O Mensageiro, A Revista União e o Atheneida, de 1904; O Santeiro, de 1905; A Alvorada, de 1907; O Comércio de Mossoró, de 1908; A Escola, de 1915; A Palavra, Correio do Povo e O Trabalho, de 1926; O 14 de Setembro, de 1928; O Correio Festivo, de 1932; A Escola e O Caixeiral, de 1933; O Boletim da ABC e A Voz do Estudante, de 1935; O Comerciário, de 1937; A Coméia, de 1940; A revista Consagrando uma Data, de 1941; O Boletim do Congresso Eucarístico Diocesano de Mossoró, a revista do 1º Congresso Eucarístico de Mossoró e a revista O Desfile, de 1946; Jornal do Oeste e a Revista Poliantéia, de 1948 ; O Movimento, de 1949; Revista A Presença de Dix-sept Rosado e Meeting, de 1953; O Espião, de 1954; Sempre Alerta, de 1965 e Expressão, de 1969.
               
Temos ainda a acrescentar a esta relação o jornal O Festeiro. O exemplar que tenho em meus arquivos é o nº 3, ano I, de 1928. Tinha como responsável José Martins de Vasconcelos, como redatora-diretora Maria Sylvia e como redatora Isabel Bessa. Era uma seminário domingueiro (na época dessa edição estava circulando diariamente), dizia-se de literatura ingênua, alegre e moral. Tinha colaboradores diversos.
               
Jornal Gazeta do Oeste. Entrou em circulação no dia 17 de setembro de 1977, tendo como diretor Canindé Queiroz.
               
O jornal era de propriedade da C.Q. Gráfica Editora Ltda., com sede na Rua Cunha da Mota, nº 100, Centro.
               
A princípio teve periodicidade semanal, passando depois a diário. Circulou pela última vez em 31 de dezembro de 2015.
               
Jornal De Fato. Circulou pela primeira vez em 28 de agosto de 2000. É o único jornal impresso ainda em circulação em Mossoró. Tem como diretor o jornalista José Cesar dos Santos e Diretor de Redação William Robson. É publicado pela Santos Editora de Jornais Ltda., que fica na Avenida Rio Branco, 2203, Mossoró.
               
Jornal Clandestino. Informativo cultural que circulou pela primeira vez em novembro de 2002, e tinha como editores: Mário Gerson e Grupo Apogeu. Revisão de Graciele de Lima e Kalliane S. Amorim. Diagramação, Renato Mota Arrais. Ilustrações, Wend M. (Didinha), Renato Mota Arrais e Mário Gerson. Tinha vários colaboradores. Circulou até 2012.
               
Jornal Poranduba. Jornal literário que tinha como editor o jornalista Rubens Coelho e vários colaboradores. Começou a circular em 2007. Dizia em seu cabeçalho que Poranduba, em Tupi, significa: contos, histórias, notícias, novidades, perguntas, relações.
               
Jornal Plural. Foi mais uma experiência literária a circular em Mossoró. O primeiro número circulou em 06 de maio de 2006, tendo como editor, João Maria Souza da Silva e as seguintes editorias: Arte e Educação, Symara Tâmara; Literatura e Cultura, R. Leontino Filho; História, Geraldo Maia do Nascimento; Gestão, André Henrique de Souza Neto.
               
Com esses, concluímos nossas pesquisas sobre a imprensa mossoroense. Como já foi dito, a lista não está completa. Muitos outros devem ter circulado em nossa cidade sem que esse pesquisador tenha tomado conhecimento. Solicitamos a colaboração dos leitores para que se tiverem conhecimento de outros jornais que não foram listados acima, que no informe. Prometemos divulgar as colaborações recebidas...

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento
Fontes:
http://www.blogdogemaia.com

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário