Seguidores

quinta-feira, 12 de maio de 2016

GAROTO ENCONTRA CIDADE MAIA E PROVOCA DÚVIDAS ENTRE ARQUEÓLOGOS

Material do acervo do historiógrafo Rostand Medeiros

Uma cidade maia perdida no meio da floresta foi descoberta graças ao trabalho de um astuto garoto de 15 anos  
William Gadoury mora no Quebec, província francófona do Canadá e ele só têm 15 anos. E nesta idade, ele já fez uma descoberta – que ainda será provavelmente sujeita a comprovação pelos cientistas com mais experiência. Gadoury declara ter descoberto uma cidade maia, no atual território do México, graças às estrelas.
“Eu não compreendia por que os maias construíam as suas cidades longe de rios, em terras pouco férteis e nos montes. Eles deviam ter uma razão para isso, e como eles adoravam as estrelas, eu tive a ideia de verificar a minha hipótese”, comentou Gadoury.
images
O feito do canadense está rodando o mundo e seu achado será publicado em uma revista científica, segundo notificou um jornal de Montreal. Sua “descoberta”, porém é fonte de dúvidas e desconfianças por parte de arqueólogos especializados em assuntos maias.  
Gadoury sempre foi interessado pela civilização maia, que habitou a região onde atualmente estão o sul do México, Guatemala e Belize. O jovem estuda os laços entre as constelações e a civilização pré-colombiana desde os 12 anos. Ele associou as cidades deste povo com as estrelas e teve a sacada de sobrepor as 22 constelações previstas nos escritos antigos do Códice Maia de Madri ao Google Mapas. 
A descoberta dele foi feita com a ajuda do Google Earth. O que ele fez foi ligar as estrelas de 22 constelações e colocar os desenhos geométricos resultantes sobre o mapa. Desta maneira, ele conseguiu constatar que as estrelas mais brilhantes correspondem à localização geográfica das 117 cidades maias na península de Yucatan (atual México) e que as estrelas mais brilhantes identificavam os maiores centros.
maya-city
Gadoury encontrou 117 estrelas correspondentes a povoados maias, porém reparou que havia uma estrela que não possuía cidade identificada. E foi aí que nasceu sua grande descoberta. Na posição dessa 118ª estrela, em um ponto longínquo da Península de Yucatan, teria existido uma cidade maia. 
Imagens de satélite confirmaram que no local indicado pelo garoto há estruturas com formas geométricas e outros possíveis 30 prédios. Gadoury batizou seu achado de K’aak Chi (boca de fogo). O local é difícil de ser explorado por causa mata fechada. A Agência Espacial Canadense (CSA) confirmou que as imagens de satélite dão claros sinais de que se trata mesmo de uma cidade. 
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos EUA, a Agência Espacial Canadense e a Agência Espacial Japonesa revelaram que existe realmente uma pirâmide e cerca de 30 construções no local identificado pelo jovem descobridor.
Dúvidas 
A “descoberta” do garoto é vista com cautela por arqueólogos especializados na pesquisa sobre a civilização maia. Muitos refutam uma possível conexão entre as estrelas e a construção das cidades mais. Os especialistas defendem que, antes de considerar os astros, os maias levavam em consideração outros fatores antes de erguer suas cidades tais como fontes de água, matérias-primas e solo para o cultivo.
De acordo com notícia divulgada pelo El País, O Instituto Nacional de Antropologia e História do México, “não pode avalizar a existência dessa cidade, nem as informações apresentadas pelo jornal canadense”. A instituição também afirmou que a “teoria que propõe que os maias construíram cidades a partir de constelações foi descartada por seus arqueólogos”.
william-gadoury-700
Pessoalmente eu não esperava uma resposta diferente destas. Enfim, deve ser de lascar esses doutores levarem um “couro” de um nerd de 15 anos. Ainda bem que alguém ouviu o que ele tinha para dizer…
Agora é esperar e aguardar o desenrolar desta interessante história.
https://tokdehistoria.com.br/2016/05/11/garoto-encontra-cidade-maia-e-provoca-duvidas-entre-arqueologos/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário