Seguidores

sábado, 4 de junho de 2016

AH, SE EU ME ENCONTRASSE COM A MINHA FAMÍLIA!


Em minha humilde opinião Maria Bonita não só estava cansada da vida que levava, como já havia adquirido o medo de viver embrenhada às matas, sabendo que a qualquer hora, poderia ser morta pelas volantes policiais.

José Gomes de Oliveira pai de Maria Bonita - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira 

Oséas irmão de Maria Bonita -  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira

Maria Bonita quando se embrenhou às matas estava dominada pelo cupido, e depois de tantos sofrimentos, descobriu que havia se enganado, pois a sua loucura pelo o movimento do capitão Lampião era uma simples ilusão. Por esta razão, exigia do seu companheiro a desistência com urgência, daquela amaldiçoada vida.

D. Maria Joaquina Conceição Oliveira - Dona Déa Mãe de Maria Bonita e José Gomes de Oliveira - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira

Joana irmã de Maria Bonita  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira 

Foram oito anos vividos e perdidos entre os serrados. A vida do cangaço era um verdadeiro inferno, sofrendo naquelas matas como se fosse um animal, e como saldo, apenas ganhara o sol forte, poeiras, chuvas, dormindo no chão, desprovida de um acomodado teto, distante das festas decentes que aconteciam na sua querida terra Malhada do Caiçara, a solidão presente a todo instante, muita fome, fome e muita fome. 

Arlindo irmão de Maria Bonita  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira

Saudade daquelas pessoas que lhe viram nascer, frequentando uma escolinha para, pelo menos alfabetizá-la. Saudade das missas aos domingos, quando ela e outras amigas da mesma idade caminhavam para receberam a bênção do padre da pequena paróquia. Saudade dos pais, irmãos, familiares, amigos, parentes e aderentes.

Benedita - irmã mais velha de Maria Gomes  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira

Maria Bonita viveu o inferno que ela mesma o desejou. Queria voltar ao seu amado chão, abraçar os velhos e sofridos pais, irmãos, e lhes dizer que: a partir daquele dia, passaria a ser a nova Maria de Déia, a Maria de antes, a Maria que gozava dos divertimentos que a população da comunidade gozava, e por favor, não mais falassem em Maria Bonita, a Maria do cangaço, a Maria marginal, a Maria que roubava e odiava os que traiam o seu grupo. A partir daquele dia, queria ser uma outra Maria. Maria desejada pela aquela rapaziada lá de Malhada do Caiçara.

Amália irmã de Maria Bonita  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira

José Gomes irmão de Maria Bonita  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira 

Mas Maria Bonita apenas imaginava a desistência do cangaço, e não tinha coragem de fugir da presença do seu companheiro. Não queria tomar esta atitude, pois a Rosinha de Mariano fora assassinada a mando de Lampião, e ela mesma, sabia que sendo a verdadeira companheira do chefe do cangaço, e se fugisse em busca dos seus familiares, com certeza, seria seguida e morta pelos cangaceiros, todos ordenados por Lampião.

Ananias irmão de Maria Bonita  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira

Francisca irmã de Maria Bonita  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira

As caatingas são bem melhores do que a prisão

Mas Lampião lá na sua central administrativa, como chefe de bando, para ele, liberdade, somente entre os serrados, apenas livrando-se de estilhaços de balas. 

Isaías irmão de Maria Bonita  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira 

Jamais sairia da caatinga, pois se assinasse a desistência do cangaço, com certeza, iria passar pelas mãos vingativas de policiais. Não desistiria e nem autorizaria a saída de sua companheira do cangaço. Lampião bateu o martelo com toda força do seu braço:

Antonia irmã de Maria Bonita - - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira

" - Não aceito a desistência de Maria do cangaço! Maria Permanecerá comigo até que um dia alguém nos matem! Não quero passar por covarde, assinando a desistência do cangaço. Esta é a vida que eu escolhi". Se me fizeram marginal, marginal serei até morrer".

Olindina irmã de Maria Bonita  - Acervo: Fotos Gilmar Teixeira

Alerta ao leitor: Não use o que eu escrevi como material pertencente à literatura lampiônica. É apenas um pouco do meu pensamento. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2016/03/a-homenagem-do-grupo-oficio-das.html

Um comentário:

  1. todas essas fotos são do meu acervo, inclusive lançados no meu livro: a trajetória guerreira de maria bonita, a a rainha do cangaço.
    não SÃO DE GILMAR TEIXEIRA

    ResponderExcluir