Seguidores

sábado, 20 de agosto de 2016

TÚMULO DE DONA MARIA JOSÉ PEREIRA DA SILVA (IAIÁ) NA HISTÓRICA E SECULAR FAZENDA MALHADA MUNICÍPIO DE BELMONTE.

Túmulo de dona Maria José Pereira da Silva (Iaiá) na histórica e secular fazenda Malhada município de Belmonte. 

Conta-se que dona Iaiá era a mulher mais gorda que já existiu na região. Uma mulher de estatura mediana caberia na manga do casaco dela. As portas da casa que morava eram mais largas para que ela pudesse passar livremente. Quando morreu, tentaram carregá-la em um carro de boi da Malhada para o cemitério de Belmonte, todavia, o carro teria quebrado e os bois “ficaram rebentados para nunca mais servir para nada”. Resolveram então sepultá-la no oitão da casa. 

Alferes José Avelino Pereira da Silva.

O alferes JOSÉ AVELINO PEREIRA DA SILVA primeiro proprietário da fazenda Malhada era filho de Joaquim Nunes da Silva e dona Josefa Pereira da Silva, proprietários da fazenda Serrote da Guia. José Avelino foi um grande personagem da história de Belmonte. Participou da luta para a emancipação de Belmonte junto ao município de Serra Talhada em 1890. 

Participou do processo para a Autonomia Municipal em 1893. Foi Conselheiro Municipal na gestão do 1° Prefeito Sr. JOSÉ SEBASTIÃO PEREIRA DA SILVA em 1892. Foi Delegado de Polícia, Adjunto de Promotor Público, Juiz Distrital. 

Em primeiras núpcias foi casado em 14/01/1863 com dona Maria José Pereira da Silva filha de Antônio Simplício Pereira da Silva e Rita Océria de Santo Antônio, não havendo filhos deste matrimônio. O segundo casamento de José Avelino foi com dona Maria Pereira da Silva (Iaiá), (filha de José Pereira da Silva e de dona Generosa Pereira da Silva, proprietários da fazenda Olho d’Água da Boa Vista, Belmonte). 

Deste segundo matrimônio houve a seguinte sucessão: 1- Francisca Pereira da Silva (Chiquinha), esposa de Lúcio Pereira da Silva (avós de seu Olímpio Pereira), 2-Maria José Pereira da Silva (Marica), esposa de José Pereira da Silva, 3- Ana Pereira da Silva (Nana), esposa de José Pereira de Araújo Maroto (Zé Maroto irmão de Ioiô Maroto). As duas esposas de José Avelino tinham a alcunha de Iaiá e ambas casaram fugidas. 

Hoje a fazenda Malhada tem como proprietário o Dr. João Tavares Neves (filho de Francisco Rosendo Tavares e dona Antônia Pereira Neves da fazenda Baixio, Belmonte).

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1210148572378203&set=pcb.1210148805711513&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário