Seguidores

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

EXU, TERRA DE LUIZ GONZAGA E DO CARIRI CANGAÇO !

Por Manoel Severo

O último dia 21 de janeiro foi especialmente importante para a agenda do Cariri Cangaço 2017. Mais uma vez estivemos no município de Exu, no alto da Chapada do Araripe em terras abençoadas por Deus e pelo grande Luiz Lua Gonzaga, Pernambuco de vez recebe a bandeira do Cariri Cangaço, onde a Alma Nordestina de Encontra.

Reuniões com vários segmentos do governo municipal e da sociedade civil marcaram aquele sábado de sol forte e nuvens esparsas no céu azul como só o sertão pode testemunhar. Partindo de Crato no Ceará, o Cariri Cangaço representado por seu Curador, Manoel Severo, por um dos Conselheiros, Kydelmir Dantas, Ingrid Rebouças e Nerizangela Silva, estiveram por todo o dia com intensa agenda na terra berço de Bárbara de Alencar.

  Manoel Severo, Bibi Saraiva e Kydelmir Dantas começam a definir o maravilhoso quebra-cabeça do Cariri Cangaço Exu 2017...

O primeiro encontro, na Pousada Albuquerque, com o Coordenador Local do Cariri Cangaço, pesquisador e escritor Bibi Saraiva, teve como pauta o nivelamento dos últimos acertos da programação prévia, como a escolha dos locais para as conferencias, os temas, os convidados, a agenda cultural, as visitas técnicas e a infraestrutura que estará aguardando em Exu, todos os participantes que virão de todo o Brasil. "Sem dúvidas Exu estará de braços abertos pra receber a magnitude do evento que é o Cariri Cangaço, que trará para nossa cidade um público extremamente qualificado de todo o Brasil, para nós é uma grande honra, já estamos trabalhando para em Julho realizarmos esse inesquecível evento" revela Bibi Saraiva.

Exu, guarda uma tradição como poucos em nosso nordeste. Terra de vultos como Bárbara de Alencar e Luiz Gonzaga, reserva surpresas e misticismo como a passagem do Beato Zé Lourenço no Sítio União e o emblemático e significativo conflito entre as família Alencar , Saraiva e Sampaio. "Realmente Exu é um celeiro de forte tradição cultural e histórica, a chegada do Cariri Cangaço a Exu só confirma a força e a credibilidade do evento, já consolidado como o maior do Brasil" arrisca Kydelmir Dantas.

  Caravana Cariri Cangaço visita o Parque Aza Branca, anfitrião do Cariri Cangaço Exu 2017
Ingrid Rebouças
 Ingrid Rebouças, Bibi Saraiva, Nerizangela Silva e Kydelmir Dantas
Bibi Saraiva e Manoel Severo

As visitas ao Parque Aza Branca e ao Colégio Bárbara de Alencar, como também à residencia de Joquinha Gonzaga, sobrinho e parceiro próximo do Rei do Baião, confirmavam ponto a ponto cada momento do esperado evento que terá sua data confirmada ainda nesta semana. "Inicialmente estávamos agendados para o final de Julho, agora diante de espetaculares novas perspectivas, teremos uma mudança de data, mas dentro do mês de Julho, sem dúvidas a família Cariri Cangaço não perde por esperar" fala Manoel Severo. O Parque Aza Branca e o Colégio Barbara de Alencar serão os anfitriões das conferencias do Cariri Cangaço Exu 2017, tanto em sua abertura como no festejado encerramento do evento.

"Não podíamos vir a Exu e continuar a construção do Cariri Cangaço sem as bençãos do maior de todos: Luiz Gonzaga, e essas bençãos vieram através de seu sobrinho e herdeiro musical Joquinha Gonzaga" revela Kydelmir Dantas. "Ficamos muito felizes com o entusiasmo com o qual não só Joquinha mas toda sua família acolheu o Cariri Cangaço, sem dúvidas teremos momentos realmente sensacionais em nosso Cariri Cangaço Exu" confirma Manoel Severo.

 Kydelmir Dantas, Joquinha Gonzaga, Manoel Severo e Bibi Saraiva
 Secretário Rodrigo Honorato comanda reunião do Cariri Cangaço em Exu

A ultima reunião do dia aconteceu com o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Exu, Rodrigo Honorato, representando o prefeito Raimundinho Saraiva, contou ainda com a ex-secretaria de cultura Helenilda Moreira,  com a representante do setor de hospedagens, Isabel Albuquerque, com o Coordenador Local do Cariri Cangaço, Bibi Saraiva e ainda Manoel Severo, Kydelmir Dantas, Ingrid Rebouças, Nerizangela Silva, Iris e Iane Saraiva . Na oportunidade foram apresentadas as sugestões finais de programação. O secretário Rodrigo Honorato evidenciou a grande expectativa de receber o Cariri Cangaço, "É uma grande honra para Exu receber um evento da grandeza do Cariri Cangaço, estaremos todos comprometidos em proporcionar o que estiver ao nosso alcance para fazer um grande Cariri Cangaço e receber todo o Brasil que com certeza virá participar desse grande evento". Ao final ficou definido um próximo encontro para os meses de Março ou Abril para fechar os detalhes do grande encontro.

Cariri Cangaço Exu 2017
Visita de Trabalho
21 de Janeiro de 2017

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2017/01/exu-terra-de-luiz-gonzaga-e-do-cariri.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário