Seguidores

domingo, 11 de junho de 2017

GENTE DAS RUAS DE POMBAL. DÉCADA DE 1970. NEGRO TRUVÃO

Por Jerdivan Nóbrega Araujo

Certa vez eu recebi um e-mail de uma filha de Negro Truvão, pedindo que eu escrevesse algum coisa que lembrasse a memória do seu pai.

"Ele fez muito pelo futebol de Pombal, e você nunca falou dele ". Disse.

Fiz umas pesquisas a época, mas nada consegui. O que tenho dele é de memória. Nem mesmo sei o seu nome de pia: só negro Truvão. Foi assim que a filha a ele referiu.

Acho que por aqui vamos reconstruir, com a ajuda de vocês, a memória de NEGRO TRUVĀO.

Ele Deixou de jogar no São Cristovam no final da década de 1960. Eu não chequei a ve-lo como jogador, mas convivi com ele como massagista do São Cristovam e de outros clubes da cidade no tempo de Jaqueirão.

Ajudei a Negro Truvão a preparar o "Fricsal" uma substancia que ele mesmo preparava para aliviar dores musculares dos jogadoes.

Era a mesma substância do benguê e Gelol, só que Truvão tinha um ingrediente secreto: óleo de comida. Segundo ele dizia, era para facilitar a massagem como lubrificante, e dar as pernas do jogador a impressão de que estava sempre molhada. 

Negro Truvão

NEGRO TRUVÃO era apaixonado pelo São Cristovam. Quando Jaqueira tentou formar um novo Time para Pombal, foi Truvão quem disse que teria que refundar o São Cristovam e não um novo clube. 

As reuniões foram realizadas em um grupo escolar no final da José Avelino. Acho que Grupo Escolar Dr. Avelino. Participei de todas as reuniões, e quando prevaleceu a ideia de refundar o São Cristovam e não criar um outro clube Truvão quase foi as lágrimas.

Não temos como negar o nome de Truvao entre as estrelas das Ruas de Pombal.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário