Seguidores

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

BACAMARTE

Por Lúcia Gaspar

BACAMARTE é uma arma de fogo, também conhecida como granadeira, reiuna, reuna ou riuna, principalmente, no Nordeste brasileiro. 

As granadeiras ou bacamartes que serviram na Guerra do Para
guai, em 1865, foram modificadas para que as armas se adaptassem ao uso dos bacamarteiros nas festas do interior de Pernambuco. Desde os fins do século XIX, grupos de bacamarteiros se exibem em Caruaru durante as festas juninas.

De um modo geral, o folguedo se constitui de homens portando bacamarte, que são disparados com cargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiros ou em cerimônias cívicas e políticas.
Em Caruaru, os bacamarteiros reúnem-se em grupos, troças ou batalhões, sob a chefia de um sargento e o controle geral de um comandante, que responde, perante às autoridades, pelos atiradores durante as apresentações.

A forma como os bacamarteiros se agrupam é bastante primitiva. Não há formalidades ou regulamentos. Só é necessário possuir um bacamarte, obedecer ao sargento e saber manejar a arma. A sanfona de 8 baixos, o triângulo, o zabumba de couro curtido e a banda de pífanos, acompanham os bacamarteiros de Caruaru, ao som de uma melodia de xaxado, que é acelerada nos desfiles ou lenta nas evoluções, na apresentação das armas, na frente das Igrejas e antes do início das salvas. O vestuário compõe-se de roupa de zuarte (algodão azul), lenço no pescoço, chapéu de couro, alpargatas e cartucheiras de flandre. Os bacamarteiros oriundos dos brejos, usam chapéus de abas largas, quebrado na frente, enfeitados com flores silvestres. Eles também colocam flores nos canos das armas.

Os comandantes exibem estrelas nos ombros e nos chapéus e usam bengalas ou guarda-chuvas como símbolo de comando. Apesar de Caruaru ser o maior pólo de bacamarteiros no Estado, existem também grupos em outros municípios pernambucanos como Cabo, Limoeiro, Belo Jardim.

Recife, 15 de julho de 2003.
...
TEXTO:
Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
FONTES CONSULTADAS:
BONALD NETO, Olímpio. Bacamarte, pólvora & povo. Rio de Janeiro: Arquimedes Edições, [19--?].
LIMA, Claudia. História junina. Recife: PCR, Secretaria de Turismo, 1997. p. 27. Edição especial.
Adquiri no acervo do pesquisador Voltaseca

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=695819037293710&notif_t=like&notif_id=1503779358278226

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário