Seguidores

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

POR QUE OS CANGACEIROS SEMPRE GANHAVAM APELIDOS, ASSIM QUE ENTRAVAM NO BANDO?

Por Charles Garrido

Prezados amigos, bom dia!

Ontem, um dos leitores da página, fez uma pergunta bem interessante:
Por que os cangaceiros sempre ganhavam apelidos, assim que entravam no bando?

Permitam-me trazer a vocês, um breve relato, referente ao Sr. José Alves de Matos, mais conhecido como "Vinte e Cinco" (marcado pela seta vermelha). Ele entrara, inicialmente, para o grupo de Corisco, exatamente no dia de natal, em 1933.

Divido com vocês, as palavras que ele me passou, no memorável encontro que tivemos, em sua residência, na cidade de Maceió, no ano de 2006.

- Quando eu entrei pro grupo de Corisco, não sabia de nada daquilo que ia ter que enfrentar dali por diante. Foi quando ele chegou até mim, e disse:

"Preste bem atenção no que vou lhe falar: esqueça seus pais, irmãos e primos, sua família ficou pra trás. E como hoje é 25 de Dezembro, a partir de agora, seu nome é Vinte e Cinco".

Um grande abraço, meus caros!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1026289120807457&set=gm.1820908711554965&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário