Seguidores

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ICOP - Instituto Cultural do Oeste Potiguar: DADOS BIOGRÁFICOS DOS FUNDADORES

por Raimundo Soares de Brito & Kydelmir Dantas

JOÃO BATISTA CASCUDO RODRIGUES

Mossoroense de 23 de junho de 1934, filho de Adolfo Rodrigues e da professora Ozelita Cascudo Rodrigues. Fundador da dinastia dos reitores da Universidade Regional do Rio Grande do Norte – hoje UERN. Membro da Academia Mossoroense de Letras - AMOL, da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC e Presidente Perpétuo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar. Bacharel em Direito. Professor. Escritor. Fundador da Universidade Regional do Rio Grande do Norte. Redigiu o decreto Municipal que criou a ESAM. Fundou instituições, revistas, museus, grêmios, escolas e faculdades, tendo sido eleito o primeiro Reitor da Universidade Regional do Rio grande do Norte, com sede em Mossoró.

JERÔNIMO VINGT-UN ROSADO MAIA 

Nascido em Mossoró aos 24 de setembro de 1920. Era filho do farmacêutico e chefe político Jerônimo Rosado e dona Isaura Rosado Maia, ambos paraibanos. Pertenceu a inúmeras entidades cultuais e científicas, como: Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), Academia Mossoroense de Letras, da qual foi o seu fundador e primeiro diretor, SBEC, ANL e IHGRN, ANoCi, CBGSBP. Faleceu no dia 21 de dezembro de 2005.

JOSE LEITE - Nasceu em Apodi, aos 02 de maio de l916, um dos cinco filhos de Lino Leite e Dona Francisca das Chagas Lima Leite. Casou-se mais tarde com Maria de Lourdes Lopes Leite, de tradicional família Apodiense, de cuja união nasceram dez filhos. Tendo apenas concluído o primário, foi aprovado no Concurso de Agente de Estatística, onde foi funcionário e chefe do IBGE até maio de l945, quando foi transferido, por questões políticas, para Caicó e em agosto de l949 para Mossoró, exercendo aqui a mesma função. Faleceu em Brasília, onde faleceu a 03 de abril de l997.

MANOEL LEONARDO NOGUEIRA - Professor, desportista, bancário e na expressão do jornalista Canindé Queiroz “um dos homens mais entusiasmados por esta cidade”. É também patrono do Estádio de Futebol de Mossoró, denominado de “Nogueirão”. Nasceu em Mossoró em 11 de fevereiro de 1918. Faleceu, em Natal, a 17 de maio de 1984.

LUIZ FAUSTO DE MEDEIROS - Nasceu na povoação de Areia Branca, aos 05 de maio de 1905, filho de André Corsino de Medeiros e de dona Ana Soares de Medeiros (ambos de Macau), mas foi criado pelo seu tio afim Francisco Fausto de Souza. Escreveu dois livros – O Porto de Areia Branca e Minhas Memórias de Areia Branca, ambos publicados pela Coleção mossoroense. Colaborou com artigos para os jornais O Mossoroense e Gazeta do oeste. Faleceu em Areia Branca a 01 de janeiro de 1989.

FRANCISCO DE ASSIS SILVA - Conhecido também como Chico Assis. Nasceu a 23 de outubro de 1912. Poeta. Professor. O memorialista Raimundo Nonato em artigo sob o título de “Professor Francisco de Assis Silva – Um pesquisador original sem fumaça de vaidade. Estudou as primeiras letras com a Professora Tita, prosseguindo na Escola Normal, onde concluiu o curso e recebeu o diploma de professor normalista. Sua modéstia e simplicidade ocultaram o “intelectual, folclorista e pesquisador experiente”, nas palavras de Dorian Jorge Freire. Cronista compôs belas páginas nos jornais da terra, ajudando inclusive a lançar jornais e revistas. Publicou, entre outros trabalhos, “A Dança de São Gonçalo”. Faleceu a 16 de abril de 1984.

FRANCISCO DE SALES CAVALCANTI - O Cônego Francisco Sales Cavalcanti nasceu num domingo, ás 23h do dia 30 de abril de 1911, em Boa Viagem - CE. Sua Ordenação Sacerdotal deu-se a 17 de janeiro de 1943, sendo a primeira missa celebrada em 24 de janeiro do mesmo ano. Era um homem culto, eficiente sacerdote e de grande iniciativa profissional. Prestou notáveis serviços a cidade, principalmente na área educacional. Deixou livros preciosismos para a História de Mossoró como “Apontamentos sobre a História do Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró”, “Paróquia de Santa Luzia (1842-1992) – 150 anos”, Monsenhor Luiz Motta – traços biográficos”, e outros trabalhos de igual teor. Segundo o historiador e escritor Geraldo Maia: “Esses são os traços bibliográficos do Cônego Francisco Sales Cavalcanti, que foi mais um cearense a contribuir para o crescimento da cultura e da educação de Mossoró.”

DALVA STELLA NOGUEIRA FREIRE - Nasceu em Jaguaruana, antiga União (CE). Filha de Joaquim Ribeiro Freire e de dona Adelaide Nogueira Freire. Criada e educada em Mossoró, onde fez seus estudos do Curso Primário, Curso Secundário e Curso Normal, no grupo escolar “30 de Setembro”, e na Escola Normal de Mossoró. Estudou música em Natal, de agosto de 1947 a 1949. Cidadã Mossoroense por título que lhe foi conferido pela Câmara Municipal de Mossoró, em 20 de fevereiro de 1981. Empresta o seu nome ao Conservatório de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Dentre os seus trabalhos publicados, podemos citar “A História da Arte Musical em Mossoró”, obra editada em 1957, impresso pela Editora COMERCIAL S/A, nesta cidade.

MOACIR DE LUCENA - Nasceu em Martins – RN, no ano de 1912. Professor, diplomado pela Escola Normal; advogado, da turma de 1956; chegou ao cargo de Juiz de Direito já na década de 1960. Após se aposentar como Desembargador, em 1975, resolveu escrever e publicou poesias, contos e prosas em livros: “Lixívia e Rimas a Esmo”; “Jitirana”; “Teopompo, Prosa, Algo mais.” Aposentado, reside atualmente na capital do RN, Natal.

JOSÉ OCTÁVIO PEREIRA LIMA - Paraibano de Araruna, tendo nascido a 08 de setembro de 1895, filho de José Pereira Lima e de dona Maria Elvira pereira Lima. Viveu em Mossoró de 1912 a 1958. Jornalista, autor de livros vários, fundador de jornal, fotógrafo, livreiro, político cafeísta. E o primeiro Prefeito provisório após a Revolução de 30. Governou Mossoró de 06 de outubro a 17 do mesmo mês de 1930. Faleceu em Niterói - RJ a 03 de abril de 1958.

JOSÉ MARIA GONÇALVES GUERRA - Nasceu a 23 de agosto de 1903, na cidade de Goiana – PE, filho de Artur Gonçalves Guerra e Francisca de Albuquerque Mota. Relojoeiro, etnógrafo amador, desenhista e fotógrafo. (Do livro OS DESENHOS DE JOSÉ MARIA GONÇALVES GUERRA, de Raimundo Soares de Brito e Paulo César de Oliveira. Coleção Mossoroense, série B – nr 154. 1982)

RAIMUNDO GURGEL DO AMARAL (Mons.) - Nasceu em Caraúbas–RN, a 25 de novembro de 1916 e era Cidadão Mossoroense por adoção e título. Sacerdote ordenado a 1º de dezembro de 1940 foi Capelão de Mossoró (1941). No setor educacional, foi como já disse alguém – “o professor de todas as horas, não só das de aula. Mas o professor que ensinava os caminhos da própria vida”. Faleceu a 10 de maio de 1974.

GILBERTO TAMYARANA DE SÁ BARRETTO – Cearense radicado em Mossoró, nos idos de 1958, sócio fundador do ICOP, Gilberto foi o 2º Secretário da entidade, fazendo parte da primeira Diretoria. Advogado e jornalista, escrevia para o jornal GAZETA DE NOTÍCIAS, de Fortaleza – CE. Pesquisador e escritor da história e geografia do seu estado, foi o autor do livro PROTOFONIA DO JAGUARIBE, enfocando estudos e problemas fundamentais do Ceará e Rio Grande do Norte. Que teve a primeira edição em 1980. Durante sua estada em Mossoró, e a convite do então Presidente do ICOP, fez as seguintes palestras: “Euclydes da Cunha e os Sertões”, na Biblioteca Pública Municipal, à época situada no antigo prédio da ACEU, antes Club Ypiranga, no dia 29/08/1965. “Centenário de Euclydes da Cunha”, no mesmo local, no dia 06 de março de 1966.

Fonte: REVISTA DO ICOP nº 12 - 2010

Raimundo Soares de Brito nascido em Caraúbas, a 23 de abril de 1920, veio para Mossoró em 1940, ainda jovem, e permanece até os dias atuais. Segundo Raibrito, o seu interesse para a pesquisa histórica começou quando foi fazer o treinamento para a admissão como Agente de Estatística, em Natal, no ano de 1941/42, e teve que preencher dados sobre a história sócio-econômica de sua terra natal. Aquilo o levou a iniciar as suas anotações para o futuro. Essas anotações viriam a se tornar, mas tarde, no livro “Caraúbas Centenária”, em 1959. Um pesquisador incansável, que sem qualquer ajuda de governo, instituições ou pessoas organizou um arquivo fabuloso com mais de quinze mil biografias de tantos quantos têm ou tiveram alguma influência em Mossoró e região. Sua dedicação a pesquisa é tanta, que nem mesmo um acidente vascular cerebral foi capaz de tirar o seu entusiasmo. Aos 86 anos de idade, mantém a rotina de acordar cedo e ler os jornais, de onde tira o material que alimenta o seu acervo. Mossoró inteira, estudantes, jornalistas e pesquisadores, recorrem diariamente a sua casa, a casa de número 23 da rua Henry Koster, em busca de informações. Raimundo Brito, o intelectual, é um homem simples que se orgulha de poder ajudar a todos que o procuram. Como pesquisador e historiador já publicou mais de quarenta títulos pela Coleção Mossoroense, sobre temas de versam principalmente sobre Mossoró e o Oeste Potiguar. Como disse certa vez o saudoso mestre Vingt-um Rosado, \"Os seus livros e as suas plaquetes permanecerão, através do tempo, como uma contribuição extraordinárias ao conhecimento da gente e da terra do oeste potiguar\". 

Antonio Kydelmir Dantas de Oliveira agrônomo, pesquisador e poeta de Nova Floresta - PB, filho do agricultor Manoel Batista de Oliveira e da professora Angelita Dantas de Oliveira. É pai de Joaquim Adelino e João Daniel. Fez o Curso Primário em Nova Floresta (PB), continuando os estudos no Ginásio Agrícola de Currais Novos (RN) e no Colégio Agrícola de Jundiaí, em Macaíba (RN). Concluiu o curso de Agronomia na UFPB/CFT/Campus III – Areia (PB). Funcionário aposentado da PETROBRAS, admitido abril de 1987, trabalhando em Mossoró - RN, onde reside. Publicou, além de artigos na imprensa nordestina: LIVROS: Filarmônica José Batista Dantas - 30 Anos de Glória (1995); Mossoró e o Cangaço (1997); Severino Ferreira - O Assum Preto da Viola (1997); Os Três Pilares da Música Popular Nordestina. (1998); Participação na VIII Antologia Literária Internacional. Editora Del’Secchi. Vassouras – RJ. 1999; Remendos -Poesia e prosa, (2001). PLAQUETES: O Cangaço na Literatura de Cordel (1997); Síntese Cronológica do Cangaço (1997); CAFÉ FILHO – Um Potiguar na Presidência da República (1999); Ginásio Agrícola de Currais Novos – Nossa Escola, Nosso Abrigo (2006); Ao Mestre RAIBRITO com carinho (2000); Mário Souto Maior – De como um Cabra da Peste entra nos 80 anos montado no Folclore Brasileiro (2000); Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte (2002); Luiz Gonzaga e o Ceará (2004). CORDÉIS: Cangaceiro Atrapaiado – 1995; As Vaquinhas do Doutor – 1997; A festança da vitória lá na Família Feliz – 2002; O Milagre do Tributo (em parceria com Antônio Francisco); Luiz Gonzaga e a Paraíba – 2005; ABC de Zédantas – 2005; Como um cabra da peste apresenta sua Terra -2005; Deífilo Gurgel, um folclorista Potiguar - 2006; ABC da Petrobras – 2007; Vamos cuidar com carinho do nosso Corpo e da Mente (A Saúde Emocional) - 2007. A Peleja do Raio da Silibrina contra o Relampo da Palavra (2008). Sócio das seguintes entidades culturais: - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC; - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRN. - Poetas e Prosadores de Mossoró - POEMA. - União Nacional de Estudos Históricos e Sociais – UNEHS.
https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com       

Nenhum comentário:

Postar um comentário