Seguidores

domingo, 26 de novembro de 2017

FÓRUM DE CHEFES DE DEPARTAMENTO E COORDENADORES DE CURSOS DA UERN - NOTA DE REPÚDIO


O Fórum de Chefes de Departamento e Coordenadores de Cursos da UERN vem a público REPUDIAR, veementemente, a forma como professores e professoras da UERN, servidoras e servidores da Saúde, bem como estudantes, foram agredida/os com bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, no episódio da desocupação da SEPLAN, no início da noite de 24 de novembro.

As servidoras e os servidores e estudantes em questão não são bandida/o/s raivosa/o/s, mas cidadãs e cidadãos no exercício de seu direito de manifestação, que ocuparam a Secretaria de Planejamento depois de 10 dias de acampamento ao lado da Governadoria, sob condições precárias, sem autorização do uso dos banheiros dos prédios (precisaram usar banheiros químicos) e com forte sofrimento psicológico. Após esse tempo, nem o governador tampouco seus representantes apresentaram qualquer proposta de pagamento dos salários atrasados, bem como não disponibilizaram um calendário para os meses subsequentes. Portanto, é o governo estadual que está em débito com a sociedade e com a legalidade, não servidora/e/s e estudantes que ocuparam pacificamente a SEPLAN.

Em uma outra vertente, mostra-se REPUGNANTE o comportamento do juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, que de forma indiferente à situação de penúria financeira das servidoras e dos servidores estaduais determinou a imediata desocupação, com imposição de pesadas multas aos sindicatos, em caso de resistência, “sem prejuízo de uso da força policial”. O comportamento do magistrado mostra-se repugnante pelo fato de poucos dias antes ele ter recebido um IMORAL auxílio-moradia retroativo, no montante total de R$ 194.137,91 (ver links abaixo), auxílio que seria aceitável se pago a servidoras e servidores de baixa renda, jamais a uma das castas mais bem remuneradas do Serviço Público brasileiro.

Em outras palavras, o juiz agiu acomodado na seguinte situação: o salário dele está em dia mensalmente, por causa dos duodécimos constitucionais obrigatórios transferidos ao Poder Judiciário; acabou de receber mais de 200 salários-mínimos em auxílio-moradia retroativo, mas não levou em consideração que servidoras e servidores do Poder Executivo estejam com quase dois meses de salários atrasados, sem poder custear sua subsistência. Isso é que há de mais escandaloso.

Este Fórum conclama a sociedade potiguar a refletir e construir juízos de valor e manifestações acerca desse lamentável episódio.

Mossoró, 26 de novembro de 2017.

Link da Folha Suplementar 1: https://goo.gl/95sTc7
Link da Folha Suplementar 2: https://goo.gl/UcJWt9

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário