Seguidores

domingo, 26 de novembro de 2017

TEXTO DA PROFª LUANA PAULA, DO COMANDO DE GREVE.


Os sentimentos são confusos, aquele gosto amargo de gás ainda turva meu paladar. Sinto um ardor nos olhos e na pele, a pimenta do spray ainda arde na pele.

Não, não é físico!

Os efeitos da truculência do Governador Robinson Faria não estão mais no meu corpo, ocupam a minha mente, os estrondos das bombas ainda me despertam durante o sono inquieto.

É por salário, mas nunca foi só isso.

É por dignidade! É por defender a educação, a saúde que estamos persistindo na luta. Resistimos pacificamente, pois, ingenuamente, acreditávamos que havia pelo menos uma gota de humanidade nesse governo.


Passamos 12 dias dormindo em condições precárias, a sol e chuva, lutando, com todas as nossas forças para conseguirmos o que já era nosso: Nosso salário!

A resposta do governo foi:

1. Spray de pimenta, ameaças com uma Taser, ameaças de sermos seguidos/as, presos/as, fora dali, ainda no início da ocupação.

2. A violência psicológica, a tentativa constante de nos minar emocionalmente. Audiências que não se concretizavam, a ronda constante da polícia durante a noite, sirenes ligadas iluminando as barracas e nos trazendo o terror de uma desocupação na calada da noite.

3. Carro da polícia particular do governador (Amarok preta, com quatro policiais no seu interior, sem fardas e sem identificação) nos rondando e nos fotografando.

4. Moral, nos tirando energia elétrica, sem acesso a banheiros, suspensão da coleta regular de lixo, nos deixando a mercê de um espaço insalubre por puro descaso, já que o caminhão da coleta passava, observava o lixo devidamente ensacado e não recolhia. Em suas ações o governo expressava o descaso e o desrespeito ao nosso movimento, à saúde e à educação e ao funcionalismo público.

5. A responsabilização do servidor público pela crise - o governo em momento algum fez qualquer menção de apontar uma proposta que buscasse atender as reivindicações - pagamento dos salários em dia e calendário de pagamento. A inversão de prioridades, principal marca do (des) governo Robinson Faria - ao capital tudo, à classe trabalhadora nada.

6. A tentativa suja de dividir nossas categorias, sim, nossas, nesta greve somos um só corpo diverso, unido na luta que governo nenhum pode separar.

7. A reintegração de posse e desocupação sem negociação de forma repressora, violenta, truculenta. Autorizada por um judiciário privilegiado, que suga recursos do Estado sem nenhum compromisso com o que é prioridade.


Querem manipular nossas razões, querem deslegitimar o legítimo. Porém, jamais poderão tirar da conta do governo Robinson Faria o que aconteceu. Diante da nossa resistência legítima o governo tinha opção, a opção de sentar para negociar. Apresentar uma proposta.

Colocar a repressão contra trabalhadoras/es que não podem comprar o pão e em desespero, resistem, lutam, nunca vai ser uma medida condizente com a democracia e a justiça social.


A culpa da violência não foi e nunca será do oprimido! Resistir é o que de mais digno nos resta. Denunciar a truculência desse governo manifesta desde o primeiro dia de acampamento/ocupação é nosso papel!

Lutar! Ocupar e resistir!

Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. Violento é o Estado!

Profa. Ms. Luana Paula Moreira
Comando de Greve.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/1358077557636758?comment_id=1358239444287236

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário